Browsing by Issue Date, starting with "2021-06-25"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Análise das adaptações curriculares na educação física na inclusão do aluno com necessidades educativas especiais na rede municipal de ensino fundamental I em Pedra Branca do Amaparí-Ap/BrasilPublication . Ribeiro, Marcione Araújo; Silva, RaquelNo intuito de contribuir para a problematização da educação em uma perspectiva incluisva, a presente dissertação teve como objetivo procurar conhecer e analisar a prática pedagógica inclusiva experimentada pelos professores de Educação Física em Escolas do Município de Pedra Branca do Amapari. Como procedimento metodológico foi utilizada uma entrevista semi-estruturada através de um questionário feito no aplicativo Google Forms e enviados por e-mail aos 13 aprofessores participantes da pesquisa, procurando abranger o que determina o Plano Curricular do Estado do Amapá, bem como o Referencial Curricular do Estado. O questionário aplicado abordava cinco domínios, o primeiro abordava o tema inclusão (Questões 1, 2, 3, 7), o segundo abordava o tema a formação do profissional (Questões 4, 5, 6), o terceiro abordava o tema aulas práticas (Questões 8, 9, 10, 11), o quarto abordava o tema aulas téoricas (Questões 12, 13, 14, 15, 16 e 17) e o último dominio inqueria sobre a Proposta Curricular do Estado do Amapá (Questões 20, 21). A análise dos dados obtidos mostraram que apesar de respaldada pela Política Nacional de Educação Especial da Perspectiva da Educação Inclusiva, o Currículo para se por em práticas metodologias voltadas para os alunos com necessidades educativas especiais se mostra obscuro. Os dados obtidos ainda destacam que, apesar da existência de documentos normativos de ordem Federal e Estadual que determinam um conjunto de ações operacionais visando a inclusão escolar com qualidade para alunos com necessidades educativas especiais, os profissionais de Educação Física ainda moldados pelo habtus das condições precárias inseridas em sua formação e atuação docente, possuem ciência da falta de recursos, entretanto, a maioria não assumem uma postura crítica que confrontem essa realidade. Além disso, a proposta do trabalho buscou deixar uma reflexão aos professores participantes, oportunizando uma rica oportunidade para reverem suas metodologias com relação aos alunos com necessidades educativas especiais, fazendo com que eles se apropiem de teorias educacionais que poderão contribuir na elaboração de suas aulas.
- Aesthetic surgical treatment in anterior maxilla – comparison between lip repositioning versus crown lengthening: literature reviewPublication . Catalano, Marco; Arcanjo, AlexandraO objetivo deste artigo é abordar o sorriso gengival em uma série de aspectos, incluindo as limitações psicossociais que ele traz ao indivíduo, os parâmetros de um sorriso estético e as etiologias que podem causar a exposição gengival excessiva. O escopo final dependerá de discussões em torno de duas cirurgias minimamente invasivas – Reposicionamento labial e alongamento estético da coroa. As Indicações e Contra-indicações de ambas as cirurgias serão consideradas e comparadas com referência à quantidade de exposição gengival excessiva que pode ser reduzida desde a consulta inicial até os acompanhamentos pós-operatórios. O número de artigos utilizados para a elaboração desta revisão bibliográfica é de 45 artigos, sendo os critérios de exclusão publicações cujo conteúdo não seria relevante para a conclusão do trabalho.
- Sono e rendimento escolar: um estudo em crianças com perturbação do espectro do autismoPublication . Nicolay, Aline Maria Santiago; Silva, RaquelIntrodução: O sono tem sido um tema muito estudado na contemporaneidade, principalmente depois da inserção das novas tecnológias no cotidiano da sociedade. O objetivo geral desta investigação foi analisar os hábitos do sono em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo, sua influência no rendimento escolar. Metodologia: Foi aplicado um inquérito on-line a 15 professores de ensino especial que leccionavam crianças com PEA e 15 famílias com crianças com Perturbação do Espectro do Autismo, tendo-se colhido dados do desempenho escolar da criança e aplicado a Escala de Distúrbios de Sono em Crianças validada para a população pediátrica brasileira. Resultados: Foi possível verificar que a maioria das famílias não identificou situações complexas no que tange os hábitos de sono das crianças com PEA. A maioria delas teve uma noite de sono que variou entre 9-11 horas e 5-7 horas/noite. Os resultados obtidos, através dos inquéritos aos professores destas crianças indicaram que houve interferência do sono no processo de aprendizagem dos alunos.Conclusões: O sono é um fator promotor do rendimento escolar, se ele for adequado e/ou de boa qualidade, ou inibidor das aprendizagens e consequentemente do sucesso escolar, se ele for insuficiente e/ou de má qualidade.
- O professor e os desafios na perspectiva da educação inclusiva: as experiências no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), Campus MacapáPublication . Sousa, Adam Benedito do Carmo de; Maia, Rui LeandroO professor tem buscado superar seus limites, pois incluiralunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) em instituições de ensinotem setornado um desafio. A pesquisa apresenta a seguinte temática: Oprofessor e os desafios na perspectiva da educação inclusiva. A presente investigação tem como objetivo geral,conhecer os desafios que os professores enfrentam no contexto da inclusão de alunosno Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), campusMacapá-AP, e verificar como os professores assistem os alunos com NEE e concebem a inclusão. Ainda, buscou-se analisar como a formação inicial e continuada contribuem para o desenvolvimento profissional do professor. O estudo tem como participantes35 (trinta e cinco) professores que lecionam no ensino médio profissionalizante. Como metodologia,optou-se por um Estudo de Caso com um método predominantemente qualitativo. O instrumento de abordagem será por meio de uma entrevista semi-estruturada que contemplou os objetivos da dissertação. Os resultados da investigação indicam que os docentes ainda não estão totalmente preparados para atender os alunos com NEEs, devido a uma defasagem de formação inicial. Ainda, conclui-se que, apesar dos desafios para inerir os alunos com NEE na perspectiva da educação inclusiva, os professores demonstraram uma boa receptividade com mesmos e, conseguiram perceber avanços nos discentes a partir das metodologias e avaliações utilizadas. Como medidas sugeridas, propõe-se formação mais especializada e contínua, tanto para os professores do ensino regular, quanto para os docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE).