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  • Competências de comunicação na formação pré-graduada de estudantes de fisioterapia: análise comparativa documental
    Publication . Almeida Santos, Leonor; Meneses, Rute; Couto, Germano
    A elevada importância das competências de comunicação clínica/em saúde nas profissões de saúde, requer que o seu ensino seja introduzido ainda na aprendizagem pré-graduada. Para verificar se os programas/planos de estudo do curso de fisioterapia dos estabelecimentos de ensino superior português evidenciam o ensino de competências de comunicação clínica/em saúde e identificar unidades curriculares que o façam de uma forma exclusiva ou inclusiva, caracterizando tal ensino, procedeu-se a um estudo de Análise Comparativa Documental. Pesquisa efetuada entre final de dezembro/2020 e início de março/2021, inicialmente para identificação dos ciclos de estudo com acreditação dos seus planos curriculares e conteúdos programáticos das unidades curriculares que evidenciam o ensino de competências de comunicação clínica/em saúde. Levantamento de documentos/dados, disponíveis publicamente nos sites oficiais das instituições de ensino superior e Diário da República eletrónico, com posterior reforço de informação complementar, enviada via email, pelas coordenações dos cursos. Foram identificados 20 ciclos de estudo em fisioterapia, registados na Direção-Geral do Ensino Superior e acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. Oito apresentavam unidade curricular específica/exclusiva no ensino de competências de comunicação clínica/em saúde, nove apresentavam o seu ensino de forma integrada noutras unidades curriculares e outros três não apresentavam o seu ensino de modo formal em nenhuma unidade curricular. Constatou-se ainda uma disparidade em relação ao número de horas, às componentes, ao semestre/ano, ao número de ECTS (European Credit Transfer System), e mesmo em relação ao nome atribuído à unidade curricular.
  • Treino de competências de comunicação para profissionais de saúde
    Publication . Queirós, Sílvia; Santos, Leonor; Meneses, Rute; Couto, Germano
  • Disfunção sexual e a qualidade de vida no cancro da próstata
    Publication . Teixeira, Joana; Couto, Germano; Prata, Ana Paula; Almeida, Ana
  • Metodologias de avaliação das competências de comunicação em saúde
    Publication . Queirós, Sílvia; Santos, Leonor; Meneses, Rute; Couto, Germano
    Introdução: As competências de comunicação são consideradas core skills para os profissionais de saúde, não só mas também no âmbito da saúde mental, sendo essencial que se proceda à sua avaliação, no sentido de melhorar a comunicação profissionalutente. Desta forma foi efectuada uma revisão narrativa acerca das metodologias de avaliação das competências comunicacionais em saúde. Método: Pesquisa na PubMed com as palavras-chave communication skills AND efficacy AND assessment, associada a pesquisa manual de artigos e teses de mestrado/doutoramento, com os seguintes critérios de inclusão: (1) revisões sistemáticas da literatura, ensaios clínicos randomizados, estudos observacionais descritivos, estudos qualitativos; (2) descrição das metodologias de avaliação das competências comunicacionais; (3) artigos completos; (5) em inglês. Definiram-se como critérios de exclusão: (1) não ser sobre profissionais de saúde; (2) artigos de opinião. Resultados: A pesquisa resultou em 77 publicações, das quais 13 cumpriam os critérios definidos. Verificou-se a existência de variadas metodologias de avaliação, tendo-se identificado as seguintes metodologias: Observação direta, Consultas simuladas, Checklists, Feedback dos utentes, Auto-percepção dos participantes, Modelo de 360o , Modelo ACT. Discussão: Ao identificar as metodologias de avaliação mais utilizadas, verificou-se uma elevada heterogeneidade entre os estudos analisados, o que dificulta a comparação da eficácia de diferentes programas de treino de (variadas) competências de comunicação. Urge clarificar e sistematizar os prós e contras das diferentes metodologias, de modo a uma maior uniformização e melhor comparação dos resultados das intervenções.
  • Self-reported work-related musculoskeletal disorders among health professionals at a hospital in Portugal
    Publication . Fernandes, Carla Sílvia Neves da Nova; Couto, Germano; Carvalho, Rogério; Ferreira, Patricia; Fernandes, Daniela
    Background: Work-related musculoskeletal disorders (WMSDs) are responsible for morbidity among many health professionals. Objective: To establish the prevalence of self-reported WMSDs among health professionals. Methods: Descriptive and exploratory study with health professionals at a hospital in northern Portugal. Data were collected in December 2017 by means of an electronic questionnaire applied to the total target population (n=435). We applied instruments for sociodemographic characterization, perception of knowledge on ergonomics and manual mobilization of loads, the Patient Handling Burden Scale (PHBS) and the Nordic Musculoskeletal Questionnaire (NMQ) for self-reporting musculoskeletal symptoms. Results: The sample comprised 105 professionals, mainly nurses and nursing assistants, who exhibited high frequency of symptoms in several body areas, mainly the spine. Conclusions: WMSDs involving health professionals should be considered a problem for health institutions which do not implement interventions beyond traditional training programs, especially multifactorial programs of systemic nature.
  • Caracterização dos doentes admitidos nas unidades de AVC com deglutição comprometida
    Publication . Oliveira, Isabel; Varzim, Madalena; Moreira, Alfredina; Gonçalves, Carlos; Couto, Germano
  • Atitudes dos estudantes de enfermagem em relação à pessoa idosa: Nursing students’ attitudes toward older people
    Publication . Fernandes, Carla Sílvia Neves da Nova; Afonso, Andreia; Couto, Germano
    OBJECTIVE: To identify nursing students’ attitudes toward older people. METHOD: Second-year undergraduate nursing students were invited to complete a questionnaire at the beginning of the geriatric nursing curricular unit. A quantitative study was conducted by administering the validated Portuguese version of Kogan’s attitudes toward old people scale (KOAP). RESULTS: The sample included 39 students who answered the data collection instrument. The mean KOAP score was 135.56, which was slightly above the median value (119). No statistically significant relationships were found between any of the variables: gender, age, experience with older people, and living with older people. CONCLUSIONS: The nursing students’ mean score for attitude toward older people was slightly positive, which could serve as a starting point for the development of an intervention to modify their attitudes with respect to aging.
  • Conhecimento dos adolescentes sobre sexualidade
    Publication . Silva, Sílvia; Ferreira, Margarida; Amaral Bastos, Maria Manuela; Monteiro, Amélia; Couto, Germano