Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.87 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo explora a utilização da Internet como um canal de comunicação e marketing
pelos clubes que integraram a primeira divisão da Liga Portuguesa de Futebol
Profissional (LPFP) – a Bwin Liga 2007/2008. Para isso, além de uma revisão
bibliográfica à comunicação online e ao marketing desportivo, é proposta uma análise
investigativa específica para o mercado dos websites dos clubes lusos.
As avaliações são baseadas no método de observação heurístico através de uma grelha
avaliadora do cibermarketing aos dezesseis portais que formam a amostra deste estudo.
Essa grelha é resultado da adaptação de teorias de investigação de marketing na Internet
– Beech et al. (2000), Nielsen e Tahir (2002) e Duyne et al. (2003) – para o universo
corporativo online do século XXI e envolve trinta atributos considerados fundamentais
para a estratégia de comunicação em linha. Esses atributos foram classificados em três
categorias, nomeadamente: ‘Informação’, ‘Negócios (comércio e serviços)’ e
‘Relacionamento’.
Além de verificar quais as ferramentas de comunicação presentes nos portais dos clubes
portugueses de futebol, a metodologia aprofunda ainda a investigação às táticas de
cibermarketing por meio de uma avaliação qualitativa a todos os itens atribuídos na
grelha avaliadora.
O objetivo desta pesquisa científica é identificar quais as ferramentas mais presentes na
comunicação interativa dos ambientes web dos clubes portugueses da bola, com o
intuito de tirar uma “fotografia” deste mercado no período da temporada 2007/2008.
Além disso, pretendese
estabelecer uma série de ações norteadoras para o sucesso na
criação de uma presença online para um clube futebolístico português. No futuro,
esperase,
ainda, que este estudo e o seu método de investigação possam ser úteis para
gestores de comunicação e marketing da área desportiva, e também investigadores do
marketing online, em especial em websites desportivos.
This study explores the use of the Internet as a way of communication and marketing by
the clubs that take part in the first division of the Professional Portuguese Football
League (LPFP) – Bwin League 2007/2008. For this, besides a bibliographic review on
communication online and to marketing, a specific investigated analysis was done about
the websites from the Portuguese clubs.
The evaluations are based on the heuristic observation method by a cybermarketing
evaluative check list of the sixteen websites which integrate this study. This check list is
a result of an adaptation of online marketing investigation theories – Beech et al.
(2000), Nielsen and Tahir (2002) and Duyne et al. (2003) – to the coorporative online
universe on the 21st century and involves thirty atributes considerated essential to an
online communication strategy. These atributes have been classified in three defined
groups: ‘Information’, ‘Business (commerce and services)’ and ‘Relationship’.
Besides verifying which communications tools are on the portugueses soccer clubs
websites, the methodology goes deep on the investigation to the cybermarketing tactics
through a qualitative observation of all items on the evaluate check list.
The main objective of this scientific research is to identify which are the most used tools
of interactive communication on the portugueses soccer clubs web enviroment, with the
purpose of getting a wider picture of this market during the 2007/2008 season. Besides
that, the author’s intention is to establish a series of actions to guide him on the creation
of a portuguese soccer club online presence. In the future, the author hopes this study
and its investigation method would contribute, in someway, to communication and
marketing managers, specially on sports areas, also online marketing academic
researchers and specially on sports websites investigation.
Cette étude explore l'utilisation d'Internet comme un canal de communication et de
commercialisation – marketing , par les clubs qui ont intégrée la première division de la
Ligue Portugaise de Football Professionnel (LPFP) – Bwin la Ligue 2007/2008. Pour
cela, en plus d'une revue de la littérature de la communication en ligne et de marketing
sportif, est proposé une recherche pour le marché des websites des clubs lusitaniens.
Les évaluations sont basées sur la méthode heuristique de l'observation, en utilisant une
grille d'évaluation de cybermarketing des seize portails qui forment l'échantillon de
cette étude. Cette grille est le résultat de l'adaptation des théories de recherche en
marketing sur Internet Beech
et al. (2000), Nielsen et Tahir (2002) et Duyne et al.
(2003) à
l'univers corporatif en ligne du siècle XXI et comporte trente attributs clé de
la stratégie de communication en ligne. Ces attributs ont été classés en trois directrices,
nommément: ‘Information’, ‘l'Entreprise (commerce et services)’ et ‘Relation’.
En plus de vérifier ce que les outils de communication dans ce portails des clubs de
football portugais, la méthodologie également approfondit l'étude de les tactiques du
cybermarketing par une évaluation qualitative de tous les points attribués sur la grille
d'évaluation.
L'objectif de cette recherche scientifique est d'identifier ce que les derniers outils de
communication interactif dans les environnements web des clubs de football portugais,
dans le but de faire une "photo" de ce marché au cours de la saison 2007/2008.
En outre, les recherches visant à établir un ensemble des actions guides de réussite dans
la création d'une présence en ligne pour un club de football portugais. Dans l'avenir, il
s’espère que cette étude et sa méthode d'enquête peuvent attacher valeur aux
gestionnaires de communication et de marketing, en particulier dans les sports, et aussi
les chercheurs du marketing en ligne, en particulier dans les websites sportifs.
Description
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em em Ciências da Comunicação, com especialização em Marketing e Comunicação Estratégica.
Keywords
comunicação online cibermarketing usabilidade gestão desportiva e futebol online communication cybermarketing usability sports management soccer