Repository logo
 
Publication

O uso de tecnologias pedagógicas aplicadas aos alunos com NEE nas salas de aula da Escola Municipal Moura Brasil

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAlves, Francisco José Pires
dc.contributor.authorCordeiro, Joelma Freire
dc.date.accessioned2025-05-28T15:15:15Z
dc.date.available2025-05-28T15:15:15Z
dc.date.issued2025-01-23
dc.description.abstractA educação inclusiva está cada vez mais presente nos ambientes escolares, refletindo um avanço significativo na integração de alunos com deficiência nos ambientes regulares de ensino. Com a pandemia do CIVID-19, percebemos que a escola e as aulas tradicionais assumiram um novo papel. O celular e o computador viraram ferramentas de estudo e se tornaram metodologias de ensino. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo geral compreender como ocorre a utilização de tecnologias pedagógicas para serem usadas com os alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) na sala de aula comum. Os participantes da pesquisa foram os professores da Escola Municipal Moura Brasil, na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. Para critério de escolha, utilizamos a amostra de conveniência, tendo em vista que a pesquisadora trabalha na instituição, o que permitiu economizar tempo e recursos. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário elaborado pela própria autora a partir dos objetivos específicos do trabalho. A recolha dos dados foi realizada por meio do Google Forms. Os resultados sugerem que, para uma educação inclusiva de qualidade, é fundamental uma mudança mais profunda nas políticas educacionais, priorizando a formação de professores e a dotação de recursos materiais.pt_PT
dc.description.abstractInclusive education is increasingly present in school environments, reflecting a significant advancement in the integration of students with disabilities into regular education settings. With the COVID-19 pandemic, we have seen that schools and traditional classes have taken on a new role. The mobile phone and the computer have become study tools and transformed into teaching methodologies. Thus, the general objective of this study is to understand how pedagogical technologies are used with students with special educational needs (SEN) in regular classrooms. The participants in the research were teachers from Escola Municipal Moura Brasil, in the city of Fortaleza, Ceará, Brazil. For the selection criteria, we used a convenience sample, considering that the researcher works at the institution, which allowed for saving time and resources. Data collection was carried out using a questionnaire developed by the author based on the study's specific objectives. The data was gathered through Google Forms. The results suggest that for quality inclusive education, a deeper change in educational policies is essential, prioritizing teacher training and the provision of material resources.pt_PT
dc.identifier.tid203885155
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/14276
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectTecnologias pedagógicaspt_PT
dc.subjectFormação continuadapt_PT
dc.subjectNEEpt_PT
dc.subjectSala de aula comumpt_PT
dc.subjectInclusive educationpt_PT
dc.subjectPedagogical technologiespt_PT
dc.subjectContinuous professional developmentpt_PT
dc.subjectSENpt_PT
dc.subjectRegular classroompt_PT
dc.titleO uso de tecnologias pedagógicas aplicadas aos alunos com NEE nas salas de aula da Escola Municipal Moura Brasilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização no Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_43402.pdf
Size:
7.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Dissertação_de_mestrado_43402
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: