Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O uso de tecnologias pedagógicas aplicadas aos alunos com NEE nas salas de aula da Escola Municipal Moura Brasil

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_43402.pdfDissertação_de_mestrado_434027.61 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A educação inclusiva está cada vez mais presente nos ambientes escolares, refletindo um avanço significativo na integração de alunos com deficiência nos ambientes regulares de ensino. Com a pandemia do CIVID-19, percebemos que a escola e as aulas tradicionais assumiram um novo papel. O celular e o computador viraram ferramentas de estudo e se tornaram metodologias de ensino. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo geral compreender como ocorre a utilização de tecnologias pedagógicas para serem usadas com os alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) na sala de aula comum. Os participantes da pesquisa foram os professores da Escola Municipal Moura Brasil, na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. Para critério de escolha, utilizamos a amostra de conveniência, tendo em vista que a pesquisadora trabalha na instituição, o que permitiu economizar tempo e recursos. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário elaborado pela própria autora a partir dos objetivos específicos do trabalho. A recolha dos dados foi realizada por meio do Google Forms. Os resultados sugerem que, para uma educação inclusiva de qualidade, é fundamental uma mudança mais profunda nas políticas educacionais, priorizando a formação de professores e a dotação de recursos materiais.
Inclusive education is increasingly present in school environments, reflecting a significant advancement in the integration of students with disabilities into regular education settings. With the COVID-19 pandemic, we have seen that schools and traditional classes have taken on a new role. The mobile phone and the computer have become study tools and transformed into teaching methodologies. Thus, the general objective of this study is to understand how pedagogical technologies are used with students with special educational needs (SEN) in regular classrooms. The participants in the research were teachers from Escola Municipal Moura Brasil, in the city of Fortaleza, Ceará, Brazil. For the selection criteria, we used a convenience sample, considering that the researcher works at the institution, which allowed for saving time and resources. Data collection was carried out using a questionnaire developed by the author based on the study's specific objectives. The data was gathered through Google Forms. The results suggest that for quality inclusive education, a deeper change in educational policies is essential, prioritizing teacher training and the provision of material resources.

Description

Keywords

Educação inclusiva Tecnologias pedagógicas Formação continuada NEE Sala de aula comum Inclusive education Pedagogical technologies Continuous professional development SEN Regular classroom

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License