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- O otimismo e a autoeficácia dos professores do 2º e 3º ciclos face aos alunos com perturbações do domínio cognitivo: um estudo no distrito de LeiriaPublication . Chainho, Marieta de Sousa; Coelho, FátimaA Educação Inclusiva assenta os seus principais princípios no direito à educação, direito definido na Declaração Universal dos Direitos do Homem na convenção dos Direitos da Criança e, posteriormente, ratificada na convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. Pretende-se que a educação seja um direito de todos e para todos e não apenas uma miragem refletida em documentos, pretende-se passar da ideologia à ação e colocar em prática os pressupostos de uma escola verdadeiramente inclusiva. Neste sentido, os alunos com necessidades especiais carecem de uma maior atenção e disponibilidade, por parte dos vários agentes educativos, para que possam usufruir de uma escola verdadeiramente inclusiva. Baseado na literatura existente, definiu-se para este estudo como objetivo geral compreender a relação existente entre otimismo e a autoeficácia do professor e se efetivamente impactam a referenciação de alunos com necessidades especiais para as equipas de educação especial. Este estudo foi implementado no distrito de Leiria, com professores do 2º e 3º ciclos do ensino básico. Foram inquiridos 40 professores. Os dados foram recolhidos através de duas escalas: uma de otimismo e outra de autoeficácia. Concluiu-se que os professores mais otimistas e autoeficazes referenciam menos alunos para as equipas de educação especial e que se sentem capazes de motivar os seus alunos para as tarefas escolares, mesmo as mais complexas.
- O papel das tecnologias digitais na vida dos jovens e na perspetiva dos paisPublication . Oliveira, Daniela Filipa Sousa; Matos, MartaAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm transformado profundamente o quotidiano, especialmente no modo como os jovens se relacionam, comunicam, aprendem e ocupam os seus momentos de lazer. O uso crescente destas tecnologias levanta preocupações quanto aos seus efeitos no desenvolvimento social, emocional e cognitivo, particularmente entre os pais, que desempenham um papel crucial ao observar de forma crítica o impacto das tecnologias digitais na vida dos filhos. Este estudo parte de uma revisão da literatura que assenta na presença dos jovens em ambientes digitais, os riscos associados ao seu uso e o papel mediador dos pais na promoção de práticas de utilização mais seguras e controladas. Assim, o presente trabalho explora as perceções dos progenitores sobre o impacto do uso dos telemóveis e das tecnologias digitais no comportamento e desenvolvimento dos jovens, com foco nas dimensões intra-familiar, interpessoal, socioafetiva, motivacional e académica, bem como o papel das mesmas nos diferentes contextos e no crescimento equilibrado dos filhos. Para este efeito, o estudo assumiu um caráter descritivo e exploratório, epistemologicamente inscrito na fenomenologia descritiva, sustentando uma análise qualitativa. Foram realizadas entrevistas presenciais, semi-estruturadas, a 10 pessoas, com idades entre os 37 e os 52 anos, que se apresentaram como pais de pré-adolescentes e adolescentes entre os 12 e os 16 anos de idade, que utilizam telemóveis e outras tecnologias digitais no seu quotidiano, pertencentes ao concelho de Santa Maria da Feira. De um modo geral, os principais resultados obtidos sugerem que: 1) as tecnologias digitais são vistas como indispensáveis no quotidiano dos jovens, desempenhando um papel central nas suas interações sociais e rotinas diárias; 2) estas oferecem melhorias na comunicação, fácil acesso à informação, apoio educativo, oportunidades de aprendizagem e atualização sobre eventos mundiais; 3) no entanto, também trazem desvantagens, como a utilização excessiva, dependência, falta de autoconsciência digital, isolamento social e exposição a conteúdos inapropriados; 4) no contexto familiar, os pais observam uma diminuição na convivência e na comunicação, além do afastamento e do prejuízo no tempo de qualidade entre os membros; 5) quanto à socialização, apesar de mudanças no comportamento emocional dos filhos (ansiedade e irritabilidade), os pais acreditam que as TIC não prejudicam as interações sociais, mas complementam as interações presenciais; 6) a maioria dos pais considera que as tecnologias não afetam negativamente a autoestima ou o autoconceito dos filhos; 7) o impacto das TIC na motivação dos jovens é percebido como positivo, uma vez que a maioria consegue equilibrar bem o uso das TIC com outras atividades; 8) as tecnologias são consideradas indispensáveis para o estudo, sem interferir significativamente no desempenho académico; 9) os jovens com uma forte rede de apoio familiar e recursos emocionais estáveis enfrentam menos problemas relacionados com o uso das tecnologias; 10) a supervisão parental varia entre ativa e distante, com muitos pais que relatam dificuldade ou desinteresse em monitorizar a utilização das TIC; e 11) a maioria dos pais não estabelece regras claras sobre o uso das tecnologias, embora reconheça a necessidade de o fazer.
- Blockchain solution for UCO traceability in a recycling supply chainPublication . Lopes, João Filipe Santos; Soares, Christophe; Moreira, Rui SilvaThe recycling of Used Cooking Oil (UCO) is vital to a circular economy, converting waste oils from food production, restaurants, and households into valuable biofuels. This process promotes sustainability and provides an environmentally responsible way to reduce reliance on fossil fuels and carbon emissions. However, the UCO supply chain faces traceability and quality control challenges that can lead to inefficiencies, financial losses, regulatory non-compliance, waste, and even fraud. Implementing a robust traceability system can improve accountability, ensure regulatory compliance, and enhance overall transparency in the recycling process. This dissertation proposes a blockchain-based system to improve UCO traceability, addressing common challenges in the supply chain by tracking the UCO’s journey from its collection to its storage in a warehouse. The system was implemented using Hyperledger Fabric, selected for its flexibility and support for permissioned networks, with RabbitMQ to manage transaction requests across peer nodes. The study adopts a qualitative methodology that relies on a review of the literature and an analysis of related supply chain management scenarios. This research builds on Hardlevel’s UCO management practices to explore blockchain’s potential to improve traceability in the industry, leveraging Hardlevel’s role as a leading waste management company in Portugal.
- O uso de tecnologias pedagógicas aplicadas aos alunos com NEE nas salas de aula da Escola Municipal Moura BrasilPublication . Cordeiro, Joelma Freire; Alves, Francisco José PiresA educação inclusiva está cada vez mais presente nos ambientes escolares, refletindo um avanço significativo na integração de alunos com deficiência nos ambientes regulares de ensino. Com a pandemia do CIVID-19, percebemos que a escola e as aulas tradicionais assumiram um novo papel. O celular e o computador viraram ferramentas de estudo e se tornaram metodologias de ensino. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo geral compreender como ocorre a utilização de tecnologias pedagógicas para serem usadas com os alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) na sala de aula comum. Os participantes da pesquisa foram os professores da Escola Municipal Moura Brasil, na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. Para critério de escolha, utilizamos a amostra de conveniência, tendo em vista que a pesquisadora trabalha na instituição, o que permitiu economizar tempo e recursos. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário elaborado pela própria autora a partir dos objetivos específicos do trabalho. A recolha dos dados foi realizada por meio do Google Forms. Os resultados sugerem que, para uma educação inclusiva de qualidade, é fundamental uma mudança mais profunda nas políticas educacionais, priorizando a formação de professores e a dotação de recursos materiais.
- Blockchain-based system for document storage and signatures of consenting formsPublication . Pinto, Rúben José Saraiva; Soares, Christophe; Pereira, IvoNowadays, decentralized models connecting various users and entities have gained prominence across the healthcare, finance, and Supply Chain Domains. Decentralized applications represent a transformational approach to data management and transaction execution, emphasizing security, data integrity, and transparency. At the core of these applications lies the blockchain system. This decentralized architecture supports a framework that guarantees data immutability and ensures network-wide transparency through consensus mechanisms. This work aims to explore the application of a blockchain-based system for managing, storing, and signing consent forms within a decentralized framework. By leveraging smart contracts, the system facilitates the creation, modification, deletion, and storage of documents issued by authorized medical entities. Patients can sign these documents, with every alteration and transaction meticulously tracked and recorded, enhancing privacy and data integrity. In addition to these benefits, a private system with role-based access control restricts access to consent forms, as determined by the medical authority that created the documents. The proposed project of this theses aims to leverage these benefits by implementing a Corda application, a blockchain-based solution designed for managing consent forms within the healthcare ecosystem. This solution will enable healthcare providers, patients, and other stakeholders to securely access, share, and manage sensitive medical data with full confidence in its integrity and privacy. By incorporating decentralized technology, the project seeks to create a system where patient consent is stored immutably on the blockchain, ensuring that no unauthorized modifications can be made. Furthermore, the evaluation and testing section of this work reinforces the access security and permission enforcement mechanisms that are proposed and implemented. Rigorous tests and practical examples demonstrate the system's ability to protect patient data and uphold privacy standards, ensuring that only authorized users can interact with sensitive information.