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Authors
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Abstract(s)
Os e-conteúdos desempenham um papel importante no e-learning, uma vez que este
depende significativamente do primeiro. Além disso, e-conteúdos e e-learning enfrentam uma série
de desafios tendo em vista a criação de módulos viáveis para uma sociedade e instituições ricas em
informação. Assim, os promotores de e-learning sentem a necessidade, por exemplo, de aumentar
a colaboração entre os alunos, criar atividades práticas relevantes e criar conteúdos que os alunos
de hoje achem atrativos. Isto representa um desafio essencialmente intelectual e criativo, que é,
basicamente, o de produzir um design imaginativo, envolvente e interativo que funciona com os
navegadores utilizados pelo público-alvo, dentro de limitações realistas de largura de banda.
Na maioria dos centros profissionais de desenvolvimento, os programadores criam ferramentas
personalizadas que atendam aos seus próprios métodos de trabalho e estilos. Promotores
individuais de e-learning são muito mais propensos a utilizar ferramentas que ajudam a evitar os
campos minados da técnica e lhes permitem concentrar-se na realização dos seus projetos.
Para este propósito, as ferramentas de autoria para e-learning têm as suas vantagens, ao tornarem
mais fácil para os promotores de e-learning o emprego de uma gama relativamente ampla de
técnicas interativas e ao permitirem que os conteúdos comuniquem com Sistemas Gestão da
Aprendizagem (SGA), a custos moderados ou até mesmo gratuitamente. O uso de tais ferramentas
pode implicar alguma perda de flexibilidade, uma vez que quanto mais fácil de usar é a ferramenta,
menos se poderá fazer com ela. No entanto, o valor real dos conteúdos de e-learning está no desenho e na escrita, pelo que, na nossa opinião, devemos aceitar sacrificar um pouco de
flexibilidade se isso significa um orçamento e tempo de execução razoáveis.
Baseado na nossa atual utilização de ferramentas de autoria gratuitas (tais como eXe-learning,
Xerte ou CourseLab), consideramos que elas têm as funcionalidades adequadas para a produção
de Objetos de Aprendizagem (OA) atrativos, bem como um modo de difundir o produto final em
conformidade com os recursos de hardware e software do nosso público.
Em suma, gostaríamos de demonstrar, com a nossa experiência atual como desenhadores de
e-learning, como diferentes especialistas podem ser capazes de trabalhar diretamente com essas
ferramentas, preenchendo os modelos com conteúdo. Para edição, esse conteúdo pode ser
armazenado em bases de dados, ao passo que para divulgação pode ser convertido em HTML.
Description
Keywords
e-Conteúdo e-Learning Ferramentas de autoria Objetos de aprendizagem Educação à distância
Citation
Cibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 4 (2011) 141-154.
Publisher
Edições Universidade Fernando Pessoa. CECLICO - Centro de Estudos Culturais, da Linguagem e do Comportamento