Repository logo
 
Publication

Ferramentas de autoria para a criação de e-conteúdos - experiência atual

dc.contributor.authorReis, Pedro
dc.contributor.authorDamião, Isabel
dc.date.accessioned2012-01-12T09:15:59Z
dc.date.available2012-01-12T09:15:59Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractOs e-conteúdos desempenham um papel importante no e-learning, uma vez que este depende significativamente do primeiro. Além disso, e-conteúdos e e-learning enfrentam uma série de desafios tendo em vista a criação de módulos viáveis para uma sociedade e instituições ricas em informação. Assim, os promotores de e-learning sentem a necessidade, por exemplo, de aumentar a colaboração entre os alunos, criar atividades práticas relevantes e criar conteúdos que os alunos de hoje achem atrativos. Isto representa um desafio essencialmente intelectual e criativo, que é, basicamente, o de produzir um design imaginativo, envolvente e interativo que funciona com os navegadores utilizados pelo público-alvo, dentro de limitações realistas de largura de banda. Na maioria dos centros profissionais de desenvolvimento, os programadores criam ferramentas personalizadas que atendam aos seus próprios métodos de trabalho e estilos. Promotores individuais de e-learning são muito mais propensos a utilizar ferramentas que ajudam a evitar os campos minados da técnica e lhes permitem concentrar-se na realização dos seus projetos. Para este propósito, as ferramentas de autoria para e-learning têm as suas vantagens, ao tornarem mais fácil para os promotores de e-learning o emprego de uma gama relativamente ampla de técnicas interativas e ao permitirem que os conteúdos comuniquem com Sistemas Gestão da Aprendizagem (SGA), a custos moderados ou até mesmo gratuitamente. O uso de tais ferramentas pode implicar alguma perda de flexibilidade, uma vez que quanto mais fácil de usar é a ferramenta, menos se poderá fazer com ela. No entanto, o valor real dos conteúdos de e-learning está no desenho e na escrita, pelo que, na nossa opinião, devemos aceitar sacrificar um pouco de flexibilidade se isso significa um orçamento e tempo de execução razoáveis. Baseado na nossa atual utilização de ferramentas de autoria gratuitas (tais como eXe-learning, Xerte ou CourseLab), consideramos que elas têm as funcionalidades adequadas para a produção de Objetos de Aprendizagem (OA) atrativos, bem como um modo de difundir o produto final em conformidade com os recursos de hardware e software do nosso público. Em suma, gostaríamos de demonstrar, com a nossa experiência atual como desenhadores de e-learning, como diferentes especialistas podem ser capazes de trabalhar diretamente com essas ferramentas, preenchendo os modelos com conteúdo. Para edição, esse conteúdo pode ser armazenado em bases de dados, ao passo que para divulgação pode ser convertido em HTML.por
dc.identifier.citationCibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 4 (2011) 141-154.por
dc.identifier.issn1646-4435
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/2308
dc.language.isoporpor
dc.publisherEdições Universidade Fernando Pessoa. CECLICO - Centro de Estudos Culturais, da Linguagem e do Comportamentopor
dc.relation.ispartofseriesCibertextualidades; 4
dc.subjecte-Conteúdopor
dc.subjecte-Learningpor
dc.subjectFerramentas de autoriapor
dc.subjectObjetos de aprendizagempor
dc.subjectEducação à distânciapor
dc.titleFerramentas de autoria para a criação de e-conteúdos - experiência atualpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage154por
oaire.citation.startPage141por
person.familyNameReis
person.givenNamePedro
person.identifier.ciencia-idF91D-99C0-8253
person.identifier.orcid0000-0003-1113-201X
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication327d78b3-add2-4bd5-9625-55376bc950d1
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery327d78b3-add2-4bd5-9625-55376bc950d1

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
cibertxt_4_reis_damiao_pt.pdf
Size:
2.14 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: