Repository logo
 
Publication

As percepções dos professores sobre seus líderes educacionais: a interferência na motivação docente

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAlves, Carlos Teixeira
dc.contributor.authorCataldi, Rosangela Maria Simão Pedreira
dc.date.accessioned2017-07-20T10:02:54Z
dc.date.available2017-07-20T10:02:54Z
dc.date.issued2017-07-19
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como foco a percepção dos docentes sobre seus líderes educacionais em uma escola da rede particular e uma da rede pública de Brasília (Distrito Federal, Brasil), suas necessidades e expectativas, no intuito de identificar aspectos motivacionais em sua prática. A motivação é o elemento fundamental que determina o comportamento dos indivíduos, envolvendo necessidades, impulsos, desejos, interesses, propósitos, atitudes e aspirações. Por meio de uma pesquisa de campo foi realizado um questionário para a coleta de dados em Instituições do Distrito Federal, buscando identificar as percepções dos docentes destas instituições sobre seus líderes educacionais. No decorrer da pesquisa, fez-se necessário evidenciar a motivação do docente tanto em uma instituição da rede privada quanto em uma instituição da rede pública de Brasília, com vistas a identificar os fatores e influências que interferem na prática docente em dois modelos de gestão distintos, visando possíveis mudanças da ação pedagógica de professores. Nesta pesquisa, verificou-se a importância da motivação e como a gestão destas instituições, apesar de distintas, num todo, promovem atividades para motivar o educador em sua prática diária.pt_PT
dc.description.abstractThe present research focuses on the perception of teachers about their educational leaders in a private school and a public school both in Brasília (Federal District, Brazil), on their needs and expectations, with the intent on identifying motivational aspects in their practices. Motivation is a key element which determines individual behavior, taking into account personal needs, impulses, desires, interests, purposes, attitudes, and aspirations. By means of a field research, a questionnaire was used to gather data at the chosen institutions aiming at identifying the perceptions of its teachers about their educational leaders. During this research, it became relevant to highlight the teachers’ motivation both in a private institution and in a public institution of Brasília in order to identify the factors and influences that interfere with educational practices in two different management models, aiming at possible changes in pedagogical approaches. With this research, the importance of motivation was verified, and it was made clear that the over-all management model in both the institutions, in spite of their differences, promote activities that motivate teachers in their daily practice.pt_PT
dc.identifier.tid202453170
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/6075
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLíderes educacionaispt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectDocentept_PT
dc.subjectInstituiçãopt_PT
dc.subjectEducational leaderspt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subjectInstitutionpt_PT
dc.titleAs percepções dos professores sobre seus líderes educacionais: a interferência na motivação docentept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Rosangela Maria Simão Pedreira Cataldi.pdf
Size:
896.25 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: