Repository logo
 
Publication

Formação de professores e educação inclusiva: uma perspetiva de docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de S. Miguel

dc.contributor.advisorCoelho, Fátima
dc.contributor.authorVasconcelos, Cristina Raquel Melo
dc.date.accessioned2013-03-01T14:50:24Z
dc.date.available2013-03-01T14:50:24Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motorpor
dc.description.abstractO presente estudo incidiu sobre os professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de S. Miguel, no ano letivo 2011/2012, e teve como objetivos gerais verificar qual o tipo de formação que consideram mais adequada na preparação para a educação inclusiva, bem como conhecer as perceções e as atitudes face à escola inclusiva, tendo em conta a sua formação e, por fim, identificar as necessidades de formação que sentem para trabalharem com alunos com necessidades educativas especiais (NEE). Para os dois primeiros objetivos foram formuladas hipóteses. A partir de uma questão de investigação foi delineado o terceiro objetivo. Optou-se por um estudo de natureza quantitativa e qualitativa que teve como instrumento de recolha de dados o inquérito por questionário. No primeiro caso, os dados foram tratados através do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) e no segundo através da análise de conteúdo. Procedeu-se a uma revisão da literatura para clarificar conceitos como necessidades educativas especiais, educação inclusiva/inclusão, formação e necessidades de formação de professores, perceções e atitudes dos professores face à inclusão. Com este estudo concluiu-se, em termos gerais, que os professores consideram a sua formação inicial pouco adequada no que se refere à implementação da educação inclusiva. Constatou-se ainda que a formação no âmbito das NEE não influencia significativamente as perceções nem as atitudes dos professores em relação à inclusão de alunos com NEE. Verificou-se também que a formação específica no âmbito das NEE influencia significativamente as suas atitudes em relação à inclusão de alunos com NEE, não se verificando o mesmo em relação às perceções. No que diz respeito às necessidades de formação, os professores referiram necessitar de uma melhor preparação quer ao nível da formação técnica no âmbito das NEE, quer no âmbito da definição e implementação de estratégias de intervenção adequadas. This study was focused on teachers from elementary school in S. Miguel, in the school year 2011/2012, and aimed to check what type of training they consider most appropriate in preparation for inclusive education, as well as understand the perceptions and attitudes towards inclusive schools, given their training and, finally, identify training needs they feel to work with students with special educational needs (SEN). For the first two goals were formulated hypotheses. From a research question was drafted the third goal, regarding the qualitative approach. It was decided for a study of quantitative and qualitative nature that had as instrument for data collection the questionnaire survey. In the first case, the data were processed using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) and second, through content analysis. In this study, was made a literature review to clarify concepts such as special educational needs, inclusive education / inclusion, education and training needs of teachers perceptions and attitudes of teachers towards inclusion. With this study it was concluded, in general terms, that teachers consider their initial training unsuitable as regards the implementation of inclusive education. It was further observed that the formation within the SEN does not significantly influence the perceptions or attitudes of teachers towards the inclusion of pupils with SEN. It was also found that specific training within the SEN significantly influences their attitudes toward inclusion of students with SEN, but not when compared to the same perceptions. With regard to the training needs, the teachers stated that they needed better preparation both in terms of technical training within the SEN, either within the definition and implementation of adequate intervention.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/3664
dc.language.isoporpor
dc.publisher[s.n.]por
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispor
dc.subjectEducação Inclusivapor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectPerceções e Atitudes face à Inclusãopor
dc.subjectSpecial Needs Educationpor
dc.subjectInclusive Educationpor
dc.subjectTeacher Trainingpor
dc.subjectPerceptions and Attitudes to Inclusionpor
dc.titleFormação de professores e educação inclusiva: uma perspetiva de docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de S. Miguelpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE FINAL Cristina Vasconcelos.pdf
Size:
5.49 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: