Repository logo
 
Publication

A relação entre os hábitos de consumo de videojogos e a agressividade em adultos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Direitopt_PT
dc.contributor.advisorMartins, José Soares
dc.contributor.advisorNeves, Ana Cristina
dc.contributor.authorFerreira, Ana Aurora Rocha Gomes
dc.date.accessioned2018-05-04T12:37:38Z
dc.date.available2018-05-04T12:37:38Z
dc.date.issued2018-05-03
dc.description.abstractO presente estudo visa avaliar a relação entre a prática de videojogos e agressividade em adultos. Deste modo, foi analisada uma amostra de 225 participantes adultos com uma média de idades de 26.50 (DP = 7.76). Para a realização desta investigação, foi utilizado o AQ (Agression Questionnaire) e um questionário sobre os hábitos de consumo de videojogos. No que concerne aos resultados, obteve-se que os indivíduos que jogaram videojogos obtiveram maior nível de agressividade verbal, ao invés dos que não jogaram. Os indivíduos com alterações a nível da rotina familiar e trabalho, apresentaram maiores níveis de agressividade física e verbal, respetivamente, daqueles que não apresentaram alterações. Para concluir, o consumo de videojogos apresenta um impacto significativo no que concerne ao comportamento dos indivíduos, sendo que os mesmos caracterizam o jogar videojogos como uma abstração dos seus problemas diários.pt_PT
dc.description.abstractThe present study aims to evaluate the relationship between the practice of video games and the aggressiveness in adults. A sample of 225 adult participants with an average age of 26.50 (SD = 7.76) was analyzed. For the purpose of this research were used the Aggression Questionnaire and a questionnaire about video game consumption habits. The results show that individuals who have played video games obtained a higher level of verbal aggressiveness rather than those who havent played. Individuals with changes in family and work routines present higher levels of physical and verbal aggressiveness in comparison to those who haven’t report any changes. In conclusion, the consumption of video games has a significant impact on individual’s behavior and they characterize playing video games as an abstraction of their daily problems.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/6613
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectVideojogospt_PT
dc.subjectAgressividadept_PT
dc.subjectRotinaspt_PT
dc.subjectVideogamespt_PT
dc.subjectAggressivenesspt_PT
dc.subjectRoutinespt_PT
dc.titleA relação entre os hábitos de consumo de videojogos e a agressividade em adultospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Justiça: Vítimas de Violência e de Crimept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Ana Aurora Ferreira.pdf
Size:
484.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: