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Cursos vocacionais de nível secundário: reestruturação do curso de Mecatrónica

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSampaio, Manuela
dc.contributor.authorSousa, Maria da Glória Machado Pereira
dc.date.accessioned2017-01-23T18:40:48Z
dc.date.available2017-01-23T18:40:48Z
dc.date.issued2017-01-19
dc.description.abstractOs cursos vocacionais entraram no sistema de ensino português com uma expressiva componente de formação articulada com as empresas, procurando combater o abandono precoce e promover o sucesso educativo de um grupo específico de alunos que apresentam um percurso escolar indiciador de dificuldades de integração nas ofertas regulares ou nas ofertas profissionalizantes já existentes. Esta modalidade formativa caracteriza-se por uma forte aproximação ao tecido empresarial local onde os alunos realizam o seu estágio em contexto de trabalho, procurando também dar resposta a necessidades relevantes das empresas em termos de trabalhadores com qualificações técnicas específicas. O ensino vocacional, à semelhança do ensino dual implementado em muitos países europeus, preconiza a formação por alternância ao combinar o ensino teórico da escola com a aprendizagem prática no seio de uma empresa e pretende desenvolver competências técnicas, capacidades e saberes propiciadores de experiências profissionais adequadas aos interesses e vocações dos alunos, sem descartar a possibilidade de os mesmos enveredarem pelo prosseguimento de estudos. Após a implementação no ensino básico, no ano letivo de 2012-2013, esta tipologia de oferta formativa estendeu-se ao ensino secundário com a introdução de experiências piloto em vinte estabelecimentos escolares do país. A Escola Secundária D. Sancho I foi uma das contempladas tendo estruturado e ministrado o curso secundário vocacional de mecatrónica nos anos letivos de 2013-2014 e 2014-2015. Esta experiência, que possibilita a realização dos estudos secundários em dois anos, e, por isso mesmo, extremamente atrativa para os alunos, revelou fragilidades na sua estrutura e desenvolvimento curricular, nomeadamente o cariz teórico de alguns conteúdos e a excessiva carga horária em contexto de sala de aula. Face a estas vicissitudes e feita a avaliação de todo o processo formativo do curso vocacional de mecatrónica, impõem-se a sua restruturação como forma de dar uma resposta mais eficaz aos anseios de alunos e entidades formadoras. Na parte final deste trabalho de projeto, apresenta-se uma proposta de reestruturação do curso vocacional de mecatrónica que poderá encarar-se como solução para a continuidade desta oferta formativa tão pertinente no nosso sistema de ensino.pt_PT
dc.description.abstractThe vocational courses were implemented on the Portuguese education system with a remarkable component of formation within the companies, intending to be an alternative to school early leaving and to promote the educational success of a specific group of students who have integration difficulties with the regular or professional education offer. This training mode is characterized by a strong approach to local businesses where students do their internship in the workplace, aiming as well to provide an answer to the relevant needs of the companies, regarding employees with specific technical qualifications. The vocational education, as well as other typologies of dual education throughout other European countries, promotes the alternating training by combining both theoretical teaching on school with the practical learning on a worlplace and intends to develop technical competences, capabilities and knowledge suitable for a professional experience that satisfies the interests and vocations of the students, while still preparing them to proceed studies if they want so. After its implementation on basic education, in the school year of 2012-2013, this training offer typology was extended to high school with the introduction of pilot experiences in twenty schools across the country. Escola Secundária D. Sancho I was one of the chosen schools to be a part of this project, having planned and taught the vocational secondary course of mechatronics in the school years of 2013-2014 and 2014-2015. This experience, which allows students to complete high school within two years, making it quite attractive for them, has revealed some weaknesses on its structure and curriculum development, such as the theoretical nature of some contents and excessive workload in classroom context. Given these events, and once made theevaluation of the entire training process of the vocational course in mechatronics, it urges to restructuring some aspects in order to make it more effective to both, students and training organizations. In the final part of this project, we present a proposal for restructuring the vocational course in mechatronics, which could be envisaged as solution for the continuity of such a relevant training in our education system.pt_PT
dc.identifier.tid202447669
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/5792
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino vocacionalpt_PT
dc.subjectFormação por alternânciapt_PT
dc.subjectEmpresaspt_PT
dc.subjectEstágio formativopt_PT
dc.subjectVocational educationpt_PT
dc.subjectAlternating trainingpt_PT
dc.subjectCompaniespt_PT
dc.subjectTraining internshippt_PT
dc.titleCursos vocacionais de nível secundário: reestruturação do curso de Mecatrónicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacionalpt_PT

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