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A auto-estima em adultos frequentadores e não frequentadores de um curso de alfabetização
dc.contributor.advisor | Costa, Ana | por |
dc.contributor.author | Delgado, Vera Lúcia Moura | por |
dc.date.accessioned | 2008-07-11T11:56:59Z | por |
dc.date.accessioned | 2011-10-25T15:25:43Z | |
dc.date.available | 2008-07-11T11:56:59Z | por |
dc.date.available | 2011-10-25T15:25:43Z | |
dc.date.issued | 2008 | por |
dc.description | Monografia apresentada à Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de licenciada em Psicologia, especialização em Psicologia Clínica | por |
dc.description.abstract | O objectivo geral deste estudo é o de analisar a auto-estima em adultos que frequentam o curso de alfabetização e de adultos analfabetos e relacioná-la com as variáveis idade, género, escolarização e tempo de frequência no curso. A nossa amostra é constituída por 100 indivíduos, com idades compreendidas entre os 18 e os 81 anos. A amostra divide-se em dois grupos, 50 indivíduos que frequentam o curso de alfabetização e 50 indivíduos analfabetos. Recolhemos dados através de um questionário sócio-demográfico (idade, género, profissão e escolaridade) e da escala de auto-estima de Rosenberg (RSES), a ambos os grupos, com o intuito de verificar a existência de diferenças estatisticamente significativas na auto-estima quando relacionada com as variáveis idade, género, escolarização e tempo de frequência no curso. Os resultados do nosso estudo indicam que existem diferenças estatisticamente significativas ao nível da auto-estima, quando relacionada com a variável alfabetização (p=0,038), sendo que o grupo de frequentadores do curso de alfabetização apresenta uma auto-estima mais elevada do que o grupo de analfabetos. Relativamente à variável tempo de frequência, também encontrámos diferenças estatisticamente significativas (p=0,047), ou seja, os indivíduos que frequentam o curso de alfabetização há mais tempo apresentam uma auto-estima mais elevada do que os indivíduos que o iniciaram. Com o presente estudo não encontrámos diferenças na auto-estima quando esta se relaciona com as variáveis género (p=0,190 para os homens e p= 0,135 para as mulheres) e idade (p=0,099). | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/497 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | [s.n.] | por |
dc.title | A auto-estima em adultos frequentadores e não frequentadores de um curso de alfabetização | por |
dc.type | bachelor thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | bachelorThesis | por |
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