Repository logo
 
Publication

O “programa escola em tempo integral” e sua gestão no centro de ensino médio Mônica Vale

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBernardo, Sandra
dc.contributor.authorSantos, Elessandra Alves de Sousa
dc.date.accessioned2018-12-03T16:44:40Z
dc.date.available2018-12-03T16:44:40Z
dc.date.issued2018-11-26
dc.description.abstractAnalisa-se o Programa Escola em tempo integral programa federal desenvolvido em nível de secretaria de educação estadual denominado Mais Educação, integrante do Plano de Desenvolvimento da Educação divulgado à sociedade brasileira desde 2007. Aborda-se a oferta de educação integral em uma escola de ensino médio da rede estadual de ensino no município de São Luís-Maranhão Brasil. Para alcançarem-se os objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, que se respaldou nas considerações sobre os caminhos da educação integral no Brasil, do início do século XX aos dias atuais, além de uma pesquisa documental, que possibilitou perceber-se o desenvolvimento do ordenamento jurídico que contempla a educação integral possibilitando uma concepção de gestão de educação integral do Programa Mais Educação em uma escola básica. Utilizou-se os pressupostos da pesquisa qualitativa com ênfase num estudo de um caso específico que foi a escola em tempo integral e para tanto utilizou-se a observação direta e a aplicação de inquéritos por questionários para alcançar-se os objetivos propostos. Constatou-se que o Programa prevê a oferta de educação integral em jornada ampliada, por meio da gestão de atividades letivas no turno principal e socioeducativas no contra turno, bem como a receptividade da comunidade do entorno escolar e do quadro docente que nem sempre recepciona esse modelo educativo como sendo o ideal.pt_PT
dc.description.abstractThe program is a full-time federal program developed at the level of a state education secretariat called More Education, a member of the Education Development Plan that has been disseminated to Brazilian society since 2007. It addresses the offer of integral education in a school of education of the state education network in the city of São Luís-Maranhão, Brazil. In order to reach the proposed objectives, a bibliographical research was carried out, which supported the considerations on the paths of integral education in Brazil, from the beginning of the 20th century to the present day, as well as a documentary research, which made it possible to perceive the development of the legal system that contemplates the integral education allowing a conception of management of integral education of the More Education Program in a basic school. The assumptions of the qualitative research were used, with emphasis on a study of a specific case that was the full-time school and for that purpose direct observation and the application of surveys by questionnaires were used to reach the proposed objectives. It was verified that the Program provides for the provision of integral education in an extended working day, through the management of activities in the main shift and socio-educational in the counter shift, as well as the receptivity of the community in the school environment and the teaching staff that does not always receive this educational model as being the ideal.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/7075
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPolíticas públicaspt_PT
dc.subjectPrograma mais educaçãopt_PT
dc.subjectEducação integralpt_PT
dc.subjectPublic policiespt_PT
dc.subjectMore education programpt_PT
dc.subjectIntegral educationpt_PT
dc.titleO “programa escola em tempo integral” e sua gestão no centro de ensino médio Mônica Valept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Elessandra Santos.pdf
Size:
1.53 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
DM_Elessandra Santos
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: