Repository logo
 
Publication

O ensino-aprendizagem no ambiente virtual: como utilizar a Educação Digital para obter melhores resultados de aprendizagem no Ensino Básico e no Ensino Secundário.

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAlves, Ana Paula Antunes
dc.contributor.authorFerreira, Berenice Sanna
dc.date.accessioned2018-07-26T14:19:54Z
dc.date.available2018-07-26T14:19:54Z
dc.date.issued2018-07-06
dc.description.abstractEste projeto de investigação teve por finalidade refletir sobre o uso de ferramentas digitais como um método de aprendizagem que acompanha a evolução tecnológica ativa na vida atual das crianças e jovens. O estudo teve como foco alunos do Ensino Básico - a partir do 2º ciclo, e alunos do Ensino Secundário, e visou analisar como estes se comportam frente às novas tecnologias em uso por algumas escolas. Desta mesma forma, também foi analisada a aceitação e o comportamento por parte dos professores que vivenciaram tais recursos inseridos na vida acadêmica destes alunos, desde o material didático digital às modernas lousas digitais interativas, que foram tomando frente ao antigo quadro de escrever dentro das salas de aula. Mediante isto, os anseios e as expectativas do corpo docente, pertencente em maioria à gerações anteriores ao século XXI, bem como o posicionamento das famílias frente aos novos desafios da educação básica desta geração em idade escolar, contribuíram para as reflexões propostas neste trabalho.pt_PT
dc.description.abstractThis investigation project purpose to reflect on the use of digital tools as a way to teach and pursuing the technology evolution active in the life of kids and teenagers of this days. The study focusses on students of Primary School - since 2º cycle, and students of Elementary School, it consists in analyse how those students behave against those new technologies in use for some schools. In the same way, is analysed the acceptance and the behaviour of the teachers that experience those resources, inserted in academic life of those students, since the digital courseware to modern digital interactive board, that has been occupying the old blackboard in the classroom. The faculty yearnings and expectations belong to the previous generations before XXI century, as well the families position compared to new challenges of basic education in this school age generation, contribute to pursuit the necessary reflection on this work.pt_PT
dc.identifier.tid202692620
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/6851
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação digitalpt_PT
dc.subjectInteratividadept_PT
dc.subjectLousa digitalpt_PT
dc.subjectFerramentas interativaspt_PT
dc.subjectDigital educationpt_PT
dc.subjectInteractivitypt_PT
dc.subjectDigital boardpt_PT
dc.subjectInteractive toolspt_PT
dc.titleO ensino-aprendizagem no ambiente virtual: como utilizar a Educação Digital para obter melhores resultados de aprendizagem no Ensino Básico e no Ensino Secundário.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Berenice Sanna Ferreira.pdf
Size:
834.81 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: