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O bem-estar subjetivo das crianças em tempos de confinamento

dc.contributor.authorBarra, Marlene
dc.contributor.authorFernandes, Natália
dc.contributor.authorSani, Ana Isabel
dc.date.accessioned2022-08-10T08:19:42Z
dc.date.available2022-08-10T08:19:42Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractA crise pandémica que vivemos, motivada pela disseminação da COVID-19, tem tido um alcance massivo que não conhece fronteiras, acarretando sentimentos de vulnerabilidade e insegurança que trespassam classes sociais e grupos geracionais. No caso da infância, as situações de crise são particularmente impactantes no exercício dos seus direitos básicos. Conscientes desta realidade, consideramos ser fundamental recentrar a reflexão e contribuir com conhecimento produzido a partir das vozes das crianças, que nos permita caracterizar o seu bem-estar subjetivo em tempos de pandemia. Para tal, apresentaremos uma reflexão sobre a infância e o conceito de bem-estar subjetivo, a qual nos apoiará na análise dos dados resultantes de uma pesquisa, que teve como objetivo, precisamente, caracterizar o bem-estar subjetivo das crianças em tempos de pandemia. Para o efeito, foi desenvolvido online um “Questionário sobre o bem-estar das crianças em tempo de pandemia”, tendo em vista aceder às perceções das crianças relativamente às dimensões da saúde, educação, relacionamentos com familiares e pares e satisfação com a vida. Cumulativamente, em parceria com a “Rádio Miúdos”, foram também realizados “Debates Temáticos” com as crianças sobre a situação pandémica. A partir da análise e discussão dos dados obtidos, é possível divulgar conhecimentos sobre a sua vida quotidiana, entre crianças, na família e na comunidade, e promover a compreensão das suas convicções, do seu grau de satisfação com o meio e com as relações que mantêm em situação de pandemia.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.21814/rpe.23741pt_PT
dc.identifier.issn0871-9187
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/11056
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectInfânciapt_PT
dc.subjectBem-estar subjetivopt_PT
dc.subjectPandemiapt_PT
dc.subjectDireitos da criança
dc.titleO bem-estar subjetivo das crianças em tempos de confinamentopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage404pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage380pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume35pt_PT
person.familyNameIsabel Sani
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-id1C1A-918D-0E61
person.identifier.orcid0000-0003-1776-2442
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationa4673e8f-1d8c-4172-8deb-65eb5f6b5529
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