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O bem-estar subjetivo das crianças em tempos de confinamento
dc.contributor.author | Barra, Marlene | |
dc.contributor.author | Fernandes, Natália | |
dc.contributor.author | Sani, Ana Isabel | |
dc.date.accessioned | 2022-08-10T08:19:42Z | |
dc.date.available | 2022-08-10T08:19:42Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | A crise pandémica que vivemos, motivada pela disseminação da COVID-19, tem tido um alcance massivo que não conhece fronteiras, acarretando sentimentos de vulnerabilidade e insegurança que trespassam classes sociais e grupos geracionais. No caso da infância, as situações de crise são particularmente impactantes no exercício dos seus direitos básicos. Conscientes desta realidade, consideramos ser fundamental recentrar a reflexão e contribuir com conhecimento produzido a partir das vozes das crianças, que nos permita caracterizar o seu bem-estar subjetivo em tempos de pandemia. Para tal, apresentaremos uma reflexão sobre a infância e o conceito de bem-estar subjetivo, a qual nos apoiará na análise dos dados resultantes de uma pesquisa, que teve como objetivo, precisamente, caracterizar o bem-estar subjetivo das crianças em tempos de pandemia. Para o efeito, foi desenvolvido online um “Questionário sobre o bem-estar das crianças em tempo de pandemia”, tendo em vista aceder às perceções das crianças relativamente às dimensões da saúde, educação, relacionamentos com familiares e pares e satisfação com a vida. Cumulativamente, em parceria com a “Rádio Miúdos”, foram também realizados “Debates Temáticos” com as crianças sobre a situação pandémica. A partir da análise e discussão dos dados obtidos, é possível divulgar conhecimentos sobre a sua vida quotidiana, entre crianças, na família e na comunidade, e promover a compreensão das suas convicções, do seu grau de satisfação com o meio e com as relações que mantêm em situação de pandemia. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.21814/rpe.23741 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 0871-9187 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/11056 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Infância | pt_PT |
dc.subject | Bem-estar subjetivo | pt_PT |
dc.subject | Pandemia | pt_PT |
dc.subject | Direitos da criança | |
dc.title | O bem-estar subjetivo das crianças em tempos de confinamento | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 404 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 380 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Portuguesa de Educação | pt_PT |
oaire.citation.volume | 35 | pt_PT |
person.familyName | Isabel Sani | |
person.givenName | Ana | |
person.identifier.ciencia-id | 1C1A-918D-0E61 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1776-2442 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | a4673e8f-1d8c-4172-8deb-65eb5f6b5529 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | a4673e8f-1d8c-4172-8deb-65eb5f6b5529 |
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