Repository logo
 
Publication

Formação continuada: contribuições possíveis para a atuação do professor nas dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAlves, Ana Paula Antunes
dc.contributor.authorCosta, Regina Celia Pires
dc.date.accessioned2022-12-15T13:22:45Z
dc.date.available2022-12-15T13:22:45Z
dc.date.issued2022-10-26
dc.description.abstractSaber ler e escrever é fator importante para o desenvolvimento pessoal e o exercício da cidadania. A leitura e a escrita favorecem o desenvolvimento cognitivo e as relações com o outro e com o meio. São fundamentais para a trajetória acadêmica e a futura vida profissional dos indivíduos. Adquirir tais habilidades é, portanto, de suma importância para a construção de uma vida inserida na sociedade de forma digna e produtiva. Este trabalho discorre sobre a atuação docente na aprendizagem da leitura e da escrita, considerando a importância de atrelar os conhecimentos científicos da neurociência e da psicologia cognitiva à prática do professor do Ensino Fundamental 1. O presente estudo propõe um modelo de educação continuada breve, de 20h, sobre o aprendizado da leitura e da escrita que atenda às necessidades da equipe de EF1 de uma escola particular da cidade do Rio de Janeiro, considerando o conhecimento científico das neurociências e da psicologia cognitiva e a prática pedagógica do grupo, buscando integrá-las. A proposta foi elaborada tomando como base um questionário, respondido pelos participantes, com o objetivo de verificar as necessidades do grupo. Constatou-se que a prática docente analisada não contemplava de forma consistente os conhecimentos científicos referidos acima. As conclusões dessa pesquisa podem contribuir para reflexões acerca da formação inicial dos professores, assim como para o desenho de propostas de formação continuada em serviço. Estas podem ser voltadas para o atendimento das necessidades efetivas de grupos específicos de professores, sendo um potencial caminho para ampliar a eficiência da atuação docente no atendimento aos alunos com dificuldades de aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractKnowing how to read and write is an important factor for personal development and the exercise of citizenship. Reading and writing promote cognitive development and relations with others and with the environment. They are fundamental for the academic path and the future professional life of individuals. Acquiring such skills is, therefore, of utmost importance for building a life inserted in society in a dignified and productive way. This study deals with the role of teachers and the learning of reading and writing, considering the importance of linking the scientific knowledge of neuroscience and cognitive psychology to the practice of elementary school teachers. The present study proposes a model of brief continuing education of 20 hours on the learning of reading and writing that meets the needs of the elementary school staff of a private school in the city of Rio de Janeiro, considering the scientific knowledge of neuroscience and cognitive psychology and the pedagogical practice of the group, trying to integrate them. The proposal was elaborated based on a questionnaire, answered by the participants, with the objective of verifying the necessities of the group. It was found that the teaching practice analyzed did not consistently contemplate the scientific knowledge mentioned above. The conclusions of this research may contribute to reflections about the initial training of teachers, as well as to the design of proposals for continued in-service training. These can be focused on addressing the effective necessities of specific groups of teachers, being a potential way to increase the efficiency of the teaching performance in the assistance to students with learning difficulties.pt_PT
dc.identifier.tid203261844
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/11413
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFormação continuadapt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectPsicologia cognitivapt_PT
dc.subjectNeurociênciapt_PT
dc.subjectLeitura e escritapt_PT
dc.subjectContinuing educationpt_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.subjectCognitive psychologypt_PT
dc.subjectNeurosciencept_PT
dc.subjectReading and writingpt_PT
dc.titleFormação continuada: contribuições possíveis para a atuação do professor nas dificuldades de aprendizagem da leitura e escritapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização no Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_39238.pdf
Size:
1.64 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: