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As necessidades na formação docente em educação inclusiva: uma análise na rede de ensino no município do Rio de Janeiro

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCoelho, Fátima
dc.contributor.authorAlmeida, Fernanda Limeira Mussallam
dc.date.accessioned2024-04-29T12:01:21Z
dc.date.available2024-04-29T12:01:21Z
dc.date.issued2022-10-27
dc.description.abstractA escola atual assume um papel fundamental na formação dos alunos. Consequentemente esta deve atender as necessidades específicas da comunidade escolar e adaptar se a todos os alunos sem exceção. Neste contexto, o professor é visto como peça fundamental. O presente trabalho tem como objetivo geral compreender as necessidades na formação dos professores do Município do Rio de Janeiro, para que estes se sintam preparados para o atendimento de crianças com Necessidades Especiais (NE) em uma sala de aula diversificada. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo com a aplicação de um questionário, via “Google Forms”. Optou-se por constituir uma amostra de conveniência tipo “bola de neve” com 50 professores respondentes do 1º ciclo do Município do Rio de Janeiro, que estão atuando em sala de aula. A análise dos dados foi realizada pelo software SPSS. Conclui-se que a maioria dos professores não obteve formação específica na área da Educação Inclusiva e consideram a formação inicial insuficiente. No entanto estão disponíveis para buscarem práticas, elementos e ferramentas que os auxiliem na inclusão de alunos com necessidades específicas. A maioria sente-se mais segura com a frequência de formação continuada e consideram-na essencial para o desenvolvimento de competências, estratégias e práticas capazes de atender todos os alunos. Os participantes na sua maioria apontam como as principais dificuldades que sentem na sala de aula causas externas (o elevado número de alunos na sala de aula; escassez de profissionais especializados e falta de estruturas e recursos). Quando aos cursos de formação continuada gostariam que fossem mais práticos e menos teóricos. Referem à falta de tempo por motivo das horas de jornada de trabalho, como o maior impedimento para a frequência destes cursos. Quanto às suas necessidades de formação a maioria indica o aprender formas de promover o sucesso escolar e educativo de todos os alunos, adquirir mais conhecimentos sobre pedagogia diferenciada na sala de aula e sobre planificação de atividades e organização de materiais de acordo com o perfil do aluno.pt_PT
dc.description.abstractToday's school assumes a fundamental role in the education of students. Consequently, it must respond to the specific needs of the school community and adapt to all students without exception. In this context, the teacher is seen as a fundamental element. The present work has as a general purpose to understand the necessities in the training of teachers of the City of Rio de Janeiro, in order to prepare them to attend children with Special Needs (SN) in a diversified classroom. For this, a quantitative research was carried out with the application of a questionnaire, via "Google Forms". It was decided to constitute a "snowball" convenience sample with 50 responding teachers from the 1st cycle of the Municipality of Rio de Janeiro, who are working in the classroom. The data analysis was done using SPSS software. It was concluded that most teachers did not have specific training in Inclusive Education and consider their initial training insufficient. However, they are willing to look for practices, elements, and tools that can help them in the inclusion of students with specific needs. Most of them feel more confident with the frequency of continuing education and consider it essential for the development of skills, strategies and practices able to assist all students. Most participants point to external causes as the main difficulties they experience in the classroom (the high number of students in the classroom; shortage of specialized professionals and lack of structures and resources). When it comes to continuing education courses, they would like them to be more practical and less theoretical. They mention the lack of time due to the working hours as the biggest impediment to participate in these courses. As for their training necessities, most of them indicated learning ways to promote school and educational success for all students, acquiring more knowledge about differentiated pedagogy in the classroom and about planning activities and organizing materials according to the student's profile.pt_PT
dc.identifier.tid203261526
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/12958
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectNecessidades de formação de professorespt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectPráticas de sala de aulapt_PT
dc.subjectDificuldades de professorespt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.subjectTeacher training needspt_PT
dc.subjectSpecial educational needspt_PT
dc.subjectClassroom practicespt_PT
dc.subjectTeachers' difficultiespt_PT
dc.titleAs necessidades na formação docente em educação inclusiva: uma análise na rede de ensino no município do Rio de Janeiropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização no Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

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