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Intervenção Precoce com Jovens Mães: Implementação de um Programa de Formação Parental

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorSaavedra, Luísa
dc.contributor.authorCapela, Cláudia Sofia Rodrigues
dc.date.accessioned2016-09-26T12:33:01Z
dc.date.available2016-09-26T12:33:01Z
dc.date.issued2016-07-26
dc.description.abstractA Formação Parental poderá ser a chave para o sucesso de muitas famílias, principalmente para aquelas que se encontram menos preparadas para este novo papel, que é ser mãe ou pai, sobretudo quando ainda são jovens. Desta forma, o presente estudo tem como objetivos identificar quais as necessidades de formação de mães com filhos com idades compreendidas entre os 3 e 6 anos apoiadas pelo Centro da Mãe do Funchal; aplicar um programa de formação parental adequado às necessidades das mães; avaliar a evolução das competências e estilos parentais e comparar os resultados com outros estudos. Como já supramencionado, este estudo desenvolveu-se no Centro de Mãe do Funchal, Instituição Particular de Solidariedade Social, que tem como objetivo apoiar e/ou acolher grávidas adolescentes e jovens mães, com os seus filhos, em situação de risco. As participantes do estudo foram três assistentes sociais, uma psicóloga e seis jovens mães de crianças em idade pré-escolar, apoiadas pelo Centro de Mãe. A identificação das necessidades de formação das mães foi concretizada recorrendo a entrevistas semiestruturadas. Posteriormente, procedemos à adaptação de um programa de formação parental, baseando-o no programa “Escola de Mães” do estudo de Bernardo (2013). Após as alterações necessárias ao programa de formação parental, este foi aplicado às mães. Com o objetivo de avaliar a evolução das competências e estilos parentais, foi efetuada também uma entrevista antes e após a frequência da formação parental. De forma a consubstanciar esta avaliação foram utilizados três instrumentos validados para a população portuguesa, designadamente o Questionário de Estilos Parentais – Pais adaptado de Parental Authority Questionnaire PAQ, de Buri (1991, cit in Pires et al.,2011), a Escala de Estima de Si - S.E.R.T.H.U.A.L. adaptado de Tap et al., (2009) e a Escala de Autoeficácia Parental de Brites (2010). As alterações do estilo parental praticado antes e após a frequência do programa indicam que o Programa de formação parental teve um impacto positivo junto da maioria das participantes neste estudo. É de realçar ainda a evolução das competências parentais das mães, manifestadas na sua autoestima e na relação com os seus filhos.pt_PT
dc.description.abstractParental Training could be the key to the success of many families, mainly for those who are less prepared for this new role that is being a mother or a father, especially when they’re still young. Therefore, the present study aims to identify the training needs of mothers with children aged between 3 and 6 years old supported by Centro da Mãe of Funchal; apply a parental training program tailored to the mothers’ needs; assess the development of parental’ skills and styles and compare the results with others studies. As already mentioned above, this study took place in Centro da Mãe of Funchal, Private Institution of Social Solidarity, which has the purpose to support and/or welcome pregnant teenagers and young mothers, with their children at risk. Study participants were three social workers, one psychologist and six young mothers of children in preschool. The identification of mothers’ training needs was accomplished using semi-structured interviews. Then, we proceed to the adaptation of a parental training program, based on the program “Escola de Mães” of Bernardo’ study (2013). After the necessary adjustments to the Parenting Training Program, this one was applied to the mothers. In order to assess the development parenting’ skills and styles, it was also carried an interview before and after the Parental Training’ frequency. In order to substantiate this valuation three validated instruments for the portuguese population were used namely o Questionário de EstilosParentais – Paisadapted fromBuri’ Parental Authority Questionnaire PAQ (1991, cit inPires et al.,2011), the Self Esteem Scale S.E.R.T.H.U.A.L. adapted from Tap et al., (2009) and Brites’Parental Self-Efficacy Scale (2010). The modifications on parental style practiced before and after the program’ frequency indicate that the Parental Training Programme had a positive impact in the majority of the participants in this study. It should also enhance the development of the mothers’ parenting skills, manifested in their self-esteem and relationship with their children.pt_PT
dc.identifier.tid202191893
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/5534
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFormação Parentalpt_PT
dc.subjectEstilos parentaispt_PT
dc.subjectAutoestima e autoeficácia parentalpt_PT
dc.subjectParental Traininigpt_PT
dc.subjectParenting Stylespt_PT
dc.subjectSelf-Esteem e Parental Self-Efficacypt_PT
dc.titleIntervenção Precoce com Jovens Mães: Implementação de um Programa de Formação Parentalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio da Intervenção Precoce na Infânciapt_PT

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