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Advisor(s)
Abstract(s)
A literatura tem revelado que a maior parte dos programas de prevenção
primária evidenciam efeitos positivos, com significância prática e estatística (e. g.
Durlak & Wells, 1997; Durlak et. al., 2007; Wilson & Lipsey, 2007). Neste âmbito tem
sido demonstrada a importância das intervenções que objectivam o desenvolvimento de
competências sócio-cognitivas e comportamentais que permitam, entre outros aspectos,
ajudar os indivíduos a tomar decisões responsáveis, promover um melhor autoconhecimento
dos seus estados emocionais; facilitar a aquisição de competências de
autocontrolo e de regulação emocional; estimular a identificação dos factores que
podem ter uma influência nos comportamentos e favorecer a aquisição de competências
sociais e de resolução de problemas (Negreiros, 2001; Hahn et. al, 2007).
Assim, apresentamos um estudo decorrente da aplicação de um programa de
Prevenção Primária da Violência, cuja intervenção em grupo visou apreciar e trabalhar
as crenças sobre a violência e as estratégias de coping de crianças e adolescentes.
Participaram neste projecto 64 estudantes do 7º e do 9º ano de uma Escola Secundária
do Norte de Portugal, com idades compreendidas entre os 11 e 18 anos. O programa foi
composto por 6 sessões de 90 minutos, organizado em quatro componentes: 1)
informação relativa à violência; 2) auto-regulação emocional; 3) competências sociais;
4) processo de tornada de decisão. Para avaliar o impacto do programa, recorreu-se a
uma metodologia de pré e pós-teste, utilizando-se a Escala de Crenças da Criança
Sobre a Violência (Sani, 2003) e Schoolagers’ Coping Strategies Inventory (Lima,
Lemos & Guerra, 2002).
Os resultados revelaram diferenças estatisticamente significativas entre os
momentos inicial e final (t = 7,337; g.l. = 31; p <.001) que se traduziram numa
diminuição das crenças sobre a violência. Os dados deste estudo sublinham a relevância
da aplicação deste tipo de programas. Discutem-se as implicações deste estudo,
concretamente para a intervenção em especial em contexto escolar e para a investigação
futura.
La littérature montre que la plupart des programmes de prévention primaire
présente des effets positifs, soulignés dans la pratique et la signification statistique (par
exemple Durlak et Wells, 1997; Durlak et al., 2007; Lipsey et Wilson, 2007). À cet
égard a été démontré l'importance des interventions qui rendent objectif le
développement ds compétences social-cognitives et comportementales permettant, entre
autres choses, d’aider les individus à prendre des décisions responsables, à promouvoir
une meilleure connaissance de soi, de leurs états émotionnels, de faciliter l'acquisition
de pouvoirs d'autoréglementation et affectif; de stimuler l'identification des facteurs qui
peuvent influencer sur les comportements et de promouvoir l'acquisition de
compétences sociales et de résolution de problèmes (Negreiros, 2001; Hahn et al.,
2007).
Ainsi, nous présentons une étude soutenue dans l'application d'un programme de
prévention primaire de la violence, dont le groupe d'intervention visa à évaluer les
travaux et les croyances au sujet de la violence et des stratégies pour y faire face chez
les enfants et les adolescents. 64 éleves ont participé à ce projet de la 7 et la 9 année
d'un Lycée du nord du Portugal, âgés entre 11 et 18 ans. Le programme était composé
de 6 sessions de 90 minutes, organisé en quatre volets: 1) les informations concernant la
violence, 2) auto-réglementation émotionnel, 3) les compétences sociales, 4), faire le
processus de prise de décision. Pour évaluer l'impact du programme, on a lancé appel à
une méthodologie de pré-et post-test, sur la base de la Escala de Crenças da Criança
Sobre a Violência (Sani, 2003) et le Schoolagers’ Coping Strategies Inventory (Lima,
Lemos & Guerra, 2002).
Les résultats ont montré des différences statistiquement significatives entre la
formation initiale et les derniers instants (t = 7,337; g.l. = 31; p <.001) qui ont entraîné
une diminution des croyances au sujet de la violence. Les données de cette étude
soulignent l'importance de l'application de ce type de programmes. On a examiné les
implications de cette étude, notamment pour l'intervention en particulier dans l'école et
pour la recherche future.
The literature shows that most programs of primary prevention show positive
effects, with practical and statistical significance (eg Durlak & Wells, 1997; Durlak et.
al., 2007; Wilson & Lipsey, 2007). At this level, it has been demonstrated the
importance of interventions that aim the development of social-cognitive and
behavioural skills, and among other things, it helps individuals to take responsible
decisions, it promotes better self-knowledge of their emotional states; it facilitates the
acquisition of self regulation and emotional skills; it stimulates the identification of
factors that can have an influence on behaviour and it promotes the acquisition of social
and problem-solving skills (Negreiros, 2001; Hahn et. al, 2007).
Thus, we present a study in the application of a programme for Primary
Prevention of Violence, whose intervention group aimed at evaluating and changing
beliefs about violence and coping strategies of the children and adolescents. In this
project 64 students at the 7th and the 9th grades of a a high school in the North of
Portugal participated. Their ages were between 11 and 18 years old. The program was
composed of 6 sessions of 90 minutes, organized into four components: 1) information
concerning violence, 2) emotional self-regulation, 3) social skills, 4), decision-making
process. To evaluate the impact of the programme, it was used a pre-and post-test
design, using the Escala de Crenças da Criança Sobre a Violência (Sani, 2003) and
Schoolagers' Coping Strategies Inventory (Lima, Lemos & Guerra, 2002).
The results showed statistically significant differences between initial and final
moments (t = 7,337; df = 31; p <.001) which resulted in a decrease of irrational beliefs
about violence. The data from this study highlight the importance of applying this type
of programmes. The implications of this study are discussed, specifically for the
intervention in the school setting and for future research.
Description
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia.