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Prevenção primária da violência: Construção, implementação e avaliação de um programa de intervenção em contexto escolar

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Abstract(s)

A literatura tem revelado que a maior parte dos programas de prevenção primária evidenciam efeitos positivos, com significância prática e estatística (e. g. Durlak & Wells, 1997; Durlak et. al., 2007; Wilson & Lipsey, 2007). Neste âmbito tem sido demonstrada a importância das intervenções que objectivam o desenvolvimento de competências sócio-cognitivas e comportamentais que permitam, entre outros aspectos, ajudar os indivíduos a tomar decisões responsáveis, promover um melhor autoconhecimento dos seus estados emocionais; facilitar a aquisição de competências de autocontrolo e de regulação emocional; estimular a identificação dos factores que podem ter uma influência nos comportamentos e favorecer a aquisição de competências sociais e de resolução de problemas (Negreiros, 2001; Hahn et. al, 2007). Assim, apresentamos um estudo decorrente da aplicação de um programa de Prevenção Primária da Violência, cuja intervenção em grupo visou apreciar e trabalhar as crenças sobre a violência e as estratégias de coping de crianças e adolescentes. Participaram neste projecto 64 estudantes do 7º e do 9º ano de uma Escola Secundária do Norte de Portugal, com idades compreendidas entre os 11 e 18 anos. O programa foi composto por 6 sessões de 90 minutos, organizado em quatro componentes: 1) informação relativa à violência; 2) auto-regulação emocional; 3) competências sociais; 4) processo de tornada de decisão. Para avaliar o impacto do programa, recorreu-se a uma metodologia de pré e pós-teste, utilizando-se a Escala de Crenças da Criança Sobre a Violência (Sani, 2003) e Schoolagers’ Coping Strategies Inventory (Lima, Lemos & Guerra, 2002). Os resultados revelaram diferenças estatisticamente significativas entre os momentos inicial e final (t = 7,337; g.l. = 31; p <.001) que se traduziram numa diminuição das crenças sobre a violência. Os dados deste estudo sublinham a relevância da aplicação deste tipo de programas. Discutem-se as implicações deste estudo, concretamente para a intervenção em especial em contexto escolar e para a investigação futura. La littérature montre que la plupart des programmes de prévention primaire présente des effets positifs, soulignés dans la pratique et la signification statistique (par exemple Durlak et Wells, 1997; Durlak et al., 2007; Lipsey et Wilson, 2007). À cet égard a été démontré l'importance des interventions qui rendent objectif le développement ds compétences social-cognitives et comportementales permettant, entre autres choses, d’aider les individus à prendre des décisions responsables, à promouvoir une meilleure connaissance de soi, de leurs états émotionnels, de faciliter l'acquisition de pouvoirs d'autoréglementation et affectif; de stimuler l'identification des facteurs qui peuvent influencer sur les comportements et de promouvoir l'acquisition de compétences sociales et de résolution de problèmes (Negreiros, 2001; Hahn et al., 2007). Ainsi, nous présentons une étude soutenue dans l'application d'un programme de prévention primaire de la violence, dont le groupe d'intervention visa à évaluer les travaux et les croyances au sujet de la violence et des stratégies pour y faire face chez les enfants et les adolescents. 64 éleves ont participé à ce projet de la 7 et la 9 année d'un Lycée du nord du Portugal, âgés entre 11 et 18 ans. Le programme était composé de 6 sessions de 90 minutes, organisé en quatre volets: 1) les informations concernant la violence, 2) auto-réglementation émotionnel, 3) les compétences sociales, 4), faire le processus de prise de décision. Pour évaluer l'impact du programme, on a lancé appel à une méthodologie de pré-et post-test, sur la base de la Escala de Crenças da Criança Sobre a Violência (Sani, 2003) et le Schoolagers’ Coping Strategies Inventory (Lima, Lemos & Guerra, 2002). Les résultats ont montré des différences statistiquement significatives entre la formation initiale et les derniers instants (t = 7,337; g.l. = 31; p <.001) qui ont entraîné une diminution des croyances au sujet de la violence. Les données de cette étude soulignent l'importance de l'application de ce type de programmes. On a examiné les implications de cette étude, notamment pour l'intervention en particulier dans l'école et pour la recherche future. The literature shows that most programs of primary prevention show positive effects, with practical and statistical significance (eg Durlak & Wells, 1997; Durlak et. al., 2007; Wilson & Lipsey, 2007). At this level, it has been demonstrated the importance of interventions that aim the development of social-cognitive and behavioural skills, and among other things, it helps individuals to take responsible decisions, it promotes better self-knowledge of their emotional states; it facilitates the acquisition of self regulation and emotional skills; it stimulates the identification of factors that can have an influence on behaviour and it promotes the acquisition of social and problem-solving skills (Negreiros, 2001; Hahn et. al, 2007). Thus, we present a study in the application of a programme for Primary Prevention of Violence, whose intervention group aimed at evaluating and changing beliefs about violence and coping strategies of the children and adolescents. In this project 64 students at the 7th and the 9th grades of a a high school in the North of Portugal participated. Their ages were between 11 and 18 years old. The program was composed of 6 sessions of 90 minutes, organized into four components: 1) information concerning violence, 2) emotional self-regulation, 3) social skills, 4), decision-making process. To evaluate the impact of the programme, it was used a pre-and post-test design, using the Escala de Crenças da Criança Sobre a Violência (Sani, 2003) and Schoolagers' Coping Strategies Inventory (Lima, Lemos & Guerra, 2002). The results showed statistically significant differences between initial and final moments (t = 7,337; df = 31; p <.001) which resulted in a decrease of irrational beliefs about violence. The data from this study highlight the importance of applying this type of programmes. The implications of this study are discussed, specifically for the intervention in the school setting and for future research.

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Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia.

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