Repository logo
 
Publication

Variáveis explicativas do sucesso escolar: um estudo no 3.º ciclo do ensino básico

dc.contributor.authorPaiva, Maria Olímpia
dc.contributor.authorRosa, Victor Pereira da
dc.contributor.authorLourenço, Abílio Afonso
dc.date.accessioned2012-02-24T16:32:09Z
dc.date.available2012-02-24T16:32:09Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractEstudou-se o papel explicativo do autoconceito nos comportamento disruptivo dos alunos, bem como a influência destes no sucesso académico. A amostra é constituída por 217 alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico do centro do Porto. Foi utilizada a Escala da Disrupção Escolar Professada pelos alunos (EDEP) e a Escala de Autoconceito – “Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale-2” (PHCSCS-2). Os resultados sugerem que os alunos com autoconceito mais elevado manifestam menos comportamentos disruptivos (β=-.23), bem como melhor rendimento escolar (β=-.30). Por sua vez, o autoconceito exerce uma influência directa e positiva sobre as notas. Das variáveis em estudo, as Notas (14%) e o Autoconceito (13%) são as mais explicadas no modelo. Poder-se-á ainda inferir que os alunos que apresentam um maior número de reprovações são os que investem menos tempo no seu estudo (α=-.19), como também apresentam metas escolares menos ambiciosas (α=-.21). This article studies the impact of self-concept in disruptive behavior, as well as the influence of these behaviors on academic achievement. A sample of 217 middle school students was selected in Oporto. We used the Disruptive Behavior Scale Professed by Students (DBS-PS) and the Scale of Self-concept – “Piers-Harris Children’s Self-Concept-2” (PHCSCS-2). The results suggest that students with higher self-concept show less disruptive behavior (β=-.23), and a better performance in school (β=-.30). In turn, the self-concept exerts a direct and positive influence on the Academic achievement. Of the variables studied, the grades (14%) and Self –concept (13%) are the more explained in the model. It might even be inferred that students who have an increased number of failures are those that invest less time in their study (α =-. 19), but also have less ambitious school goals (α =-. 21).por
dc.identifier.citationRevista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 7 (2010) 378-390.por
dc.identifier.issn1646-0502
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/2833
dc.language.isoporpor
dc.publisherEdições Universidade Fernando Pessoapor
dc.relation.ispartofseriesRevista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais;7 (2010)
dc.subjectComportamento disruptivopor
dc.subjectSucesso académicopor
dc.subjectAutoconceitopor
dc.subjectDisruptive behaviorpor
dc.subjectAcademic achievementpor
dc.subjectSelf-conceptpor
dc.titleVariáveis explicativas do sucesso escolar: um estudo no 3.º ciclo do ensino básicopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage390por
oaire.citation.startPage378por
person.familyNamePaiva
person.familyNameLourenço
person.givenNameMaria Olímpia
person.givenNameAbílio Afonso
person.identifier639475
person.identifier.ciencia-id2C1F-FA3C-460F
person.identifier.orcid0000-0001-6740-9108
person.identifier.orcid0000-0001-6920-0412
person.identifier.ridV-5438-2018
person.identifier.scopus-author-id55215188300
person.identifier.scopus-author-id55033716000
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationa6015d31-8f63-478a-a28d-90468149a4bb
relation.isAuthorOfPublicationb0594279-d7b5-4eb3-bfe3-d65ccb6a5513
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb0594279-d7b5-4eb3-bfe3-d65ccb6a5513

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
378-390.pdf
Size:
740.96 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: