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Advisor(s)
Abstract(s)
Estudou-se o papel explicativo do autoconceito nos comportamento disruptivo dos alunos,
bem como a influência destes no sucesso académico. A amostra é constituída por 217
alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico do centro do Porto. Foi utilizada a Escala da Disrupção
Escolar Professada pelos alunos (EDEP) e a Escala de Autoconceito – “Piers-Harris Children’s
Self-Concept Scale-2” (PHCSCS-2). Os resultados sugerem que os alunos com autoconceito
mais elevado manifestam menos comportamentos disruptivos (β=-.23), bem como melhor
rendimento escolar (β=-.30). Por sua vez, o autoconceito exerce uma influência directa e
positiva sobre as notas. Das variáveis em estudo, as Notas (14%) e o Autoconceito (13%) são
as mais explicadas no modelo. Poder-se-á ainda inferir que os alunos que apresentam um
maior número de reprovações são os que investem menos tempo no seu estudo (α=-.19),
como também apresentam metas escolares menos ambiciosas (α=-.21). This article studies the impact of self-concept in disruptive behavior, as well as the influence
of these behaviors on academic achievement. A sample of 217 middle school students was
selected in Oporto. We used the Disruptive Behavior Scale Professed by Students (DBS-PS)
and the Scale of Self-concept – “Piers-Harris Children’s Self-Concept-2” (PHCSCS-2). The results
suggest that students with higher self-concept show less disruptive behavior (β=-.23),
and a better performance in school (β=-.30). In turn, the self-concept exerts a direct and
positive influence on the Academic achievement. Of the variables studied, the grades (14%)
and Self –concept (13%) are the more explained in the model. It might even be inferred that
students who have an increased number of failures are those that invest less time in their study (α =-. 19), but also have less ambitious school goals (α =-. 21).
Description
Keywords
Comportamento disruptivo Sucesso académico Autoconceito Disruptive behavior Academic achievement Self-concept
Citation
Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 7 (2010) 378-390.