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Advisor(s)
Abstract(s)
Public health communication in Brazil has difficulties in reaching different groups of the
population, as well as fostering their participation for building better health policies. Digital games
could help in this regard, but there is a need of detailed models that account for social and participatory
aspects of games and game playing. In order to provide such model, this study combined theoretical
concepts from Game Studies, namely, the concept of games as participation and the Gaming
Dispositif-model, with the Model of Communication as a Symbolic Market, from Latin American Communication
Studies, creating a game model describing the socially inscribed relations among player,
game and other players, based on participation. This article explains the mentioned concepts and the
analytical model in detail, concluding with remarks on its possible uses.
A comunicação em saúde no Brasil tem dificuldades em atingir diferentes grupos na população e incentivar a sua participação na construção de melhores políticas de saúde. Jogos digitais podem ajudar a respeito disso, mas nós carecemos de modelos detalhados que levem em conta os aspectos sociais e participatórios dos games e do acto de jogar. Para prover tal modelo, nós combinamos conceitos teóricos dos Game Studies, a saber, o conceito de jogos como participação e o modelo Gaming Dispositif, com o Modelo de Comunicação como Mercado Simbólico, dos estudos de Comunicação Latino-americanos, criando um modelo de jogo descrevendo as relações socialmente inscritas entre jogador, jogo e outros jogadores, baseadas em participação. Neste artigo, nós explicamos os conceitos mencionados e então apresentamos nosso modelo em detalhes, concluindo com observações sobre possíveis usos de tal modelo.
A comunicação em saúde no Brasil tem dificuldades em atingir diferentes grupos na população e incentivar a sua participação na construção de melhores políticas de saúde. Jogos digitais podem ajudar a respeito disso, mas nós carecemos de modelos detalhados que levem em conta os aspectos sociais e participatórios dos games e do acto de jogar. Para prover tal modelo, nós combinamos conceitos teóricos dos Game Studies, a saber, o conceito de jogos como participação e o modelo Gaming Dispositif, com o Modelo de Comunicação como Mercado Simbólico, dos estudos de Comunicação Latino-americanos, criando um modelo de jogo descrevendo as relações socialmente inscritas entre jogador, jogo e outros jogadores, baseadas em participação. Neste artigo, nós explicamos os conceitos mencionados e então apresentamos nosso modelo em detalhes, concluindo com observações sobre possíveis usos de tal modelo.
Description
Keywords
Participation Health Communication Digital Games Serious Games Game Model Participação Comunicação em saúde Jogos digitais Modelo de jogo
Citation
Cibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 8 (2017) 105-118.