Repository logo
 
Publication

Motivar e desenvolver competências de autonomia como meios facilitadores do estudo musical individual

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSequeira, Maria do Carmo Castelo Branco Vilaça de
dc.contributor.authorDuarte, Maria de Fátima Dias
dc.date.accessioned2017-01-23T17:55:47Z
dc.date.available2017-01-23T17:55:47Z
dc.date.issued2016-12-16
dc.description.abstractCom este trabalho pretende-se encontrar algumas soluções que ajudem os alunos do ensino especializado da música a desenvolver competências que promovam a sua autonomia no seu estudo individual. A desmotivação por não conseguirem ultrapassar este problema leva, por vezes, ao abandono deste tipo de ensino. Para tentar evitar esta situação, foi realizada uma reflexão sobre diversas teorias de motivação, sobre a importância em desenvolver competências metacognitivas e autorregulatórias na aprendizagem musical e sobre o relevante papel dos professores e dos encarregados de educação dos alunos que frequentam este ensino. Foram elaborados inquéritos aos alunos que frequentam a Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra no sentido de perceber, mais concretamente, como se realiza o seu estudo individual. Após a análise dos resultados verificou-se que havia ainda muitos alunos, maioritariamente do 3º ciclo, que não realizam um estudo metódico e regular adequado à exigência deste ensino, apresentando fracos níveis de motivação, sendo necessário, por isso, implementar estratégias que minimizem esta situação. Deste modo, como conclusão, são apontadas algumas das estratégias que poderão contribuir para que o estudo individual destes alunos seja mais motivador, eficaz, e autónomo, tentando ultrapassar os obstáculos que os impedem de prosseguir o seu percurso educativo com sucesso.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of this study is to find some strategies that may help the students of specialized music teaching to develop skills that can enhance their autonomy when they learn on their own. When students try to develop these skills, they often feel discouraged as a result, which in turn leads them to sometimes leave specialized music education for good. In order to avoid this, this study conducts a reflection on several motivation theories, on the importance of developing metacognitive and autoregulatory skills when learning music and on the crucial role teachers and parents/guardians play in this process. Students of Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra were asked to complete survey questions in order to understand in detail how they studied on their own. When analyzing the survey results, it was found that there were many students - mainly the ones aged between 12 and 15 - that did not study regularly and systematically, a vital requirement that specialized music learning implies. As a result, students showed low motivation levels, and therefore we find it necessary to implement strategies that can prevent this situation. In this way, as a conclusion, we propose some strategies that may help students to study on their own in a more motivated, effective and autonomous way, as they try to overcome the obstacles in their educational process.pt_PT
dc.identifier.tid202447561
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/5791
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAprendizagem musicalpt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectEstudo musical individualpt_PT
dc.subjectCompetênciapt_PT
dc.subjectMusic learningpt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectAutonomypt_PT
dc.subjectMusic study on your ownpt_PT
dc.subjectSkillpt_PT
dc.titleMotivar e desenvolver competências de autonomia como meios facilitadores do estudo musical individualpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Maria de Fátima Dias Duarte.pdf
Size:
1.63 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: