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Advisor(s)
Abstract(s)
A cada vez maior penetração da Internet na sociedade actual está a revolucionar a forma
de relacionamento entre os bancos e os clientes. Este estudo faz uma reflexão teórica sobre
o Marketing Relacional e debruça-se sobre as motivações para a utilização das tecnologias,
em particular do Home Banking, relacionando-as e aplicando-as ao sector bancário. Seguidamente,
recolheu-se a informação para o estudo empírico, distribuindo um questionário
por 50 clientes bancários. A investigação demonstrou que a utilização do Home Banking está
positivamente relacionada com a manutenção de relações duradouras entre os clientes e
as suas instituições financeiras de eleição. Mostrou igualmente que os clientes que credibilizam
uma relação duradoura com o Banco, estão mais disponíveis para o desenvolvimento
de uma abordagem relacional. Identificou-se um fortalecimento da relação pela maior percentagem
de operações bancárias realizadas on-line. Finalmente, verificou-se um fortalecimento
da relação entre a utilização do Home Banking e a propensão do Banco satisfazer
todas as necessidades / desejos dos seus clientes. The increasing penetration of Internet in today’s society is revolutionizing the way the relationship
between banks and customers. This study is a theoretical reflection on Relationship
Marketing and looks at the motivations for the use of technology, particularly the Home
Banking, relating them and applying them to the banking sector. Then retired to the information
for the empirical study by distributing a questionnaire by 50 bank customers. Research
has shown that the use of Home Banking is positively related to the maintenance of
lasting relationships between clients and their financial institutions of choice. Also showed
that customers give credibility to a lasting relationship with the Bank, are more available for
the development of a relational approach. It was identified to strengthen the relationship
for the highest percentage of banking transactions conducted online. Finally, there was a
strengthening of the relationship between the use of Home Banking and the propensity of
the Bank meets all the needs / desires of their customers.
Description
Keywords
Marketing Relacional Home banking Internet Marketing Relationship Marketing
Citation
Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 7 (2010) 156-168.