Repository logo
 
Publication

Percepção dos professores sobre o estilo de liderança desenvolvido pelo diretor de uma escola de Cataguases-MG

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCoelho, Fátima
dc.contributor.authorRezende, Andréa Coelho
dc.date.accessioned2018-07-26T15:49:28Z
dc.date.available2018-07-26T15:49:28Z
dc.date.issued2018-07-06
dc.description.abstractEste estudo aborda a percepção dos professores sobre o estilo de liderança do gestor de uma escola estadual do município de Cataguases-MG. Tem como objetivo geral investigar como o corpo docente da escola em estudo percebe o trabalho do gestor. Pretende também investigar se o gestor adota alguma estratégia ou teoria organizacional para desenvolver o seu trabalho e como a sua gestão pode influenciar o desempenho do aluno, do corpo escolar, inclusive a comunidade na qual a escola está inserida. Foram inquiridos 35 professores para a recolha de dados por intermédio de questionários, construídos com base na literatura e validado por peritos. Colhidas as informações, estas foram agrupadas e traduzidas na forma de gráficos para facilitar a análise e expressassem visualmente os dados. Concluiu-se que os docentes consideram o clima da escola favorável à aprendizagem e coerente com os seus propósitos. O diretor promove a autonomia para que os professores possam desenvolver o seu trabalho com organização e planejamento, apoiando o desempenho de alunos e professores. O gestor também estimula a articulação das disciplinas e programas com o currículo nacional. Conclui-se ainda que o gestor define claramente as expectativas em relação ao pessoal docente acerca das estratégias de ensino, gestão da sala de aula e comunicação com o público. Por outro lado o corpo docente considera que somente às vezes o diretor tem uma atuação ativa, como no caso da utilização de instrumentos de avaliação dos professores.pt_PT
dc.description.abstractThis study aims to analyse the teacher‟s perception of the leadership of a principal at a state school in Cataguases-MG. Its main objective is to investigate how the teaching staff perceives the work of the principal. It also aims to analyse if any strategy or organisational theory is adopted to develop his or her own performance and how the management may influence the student‟s and the teacher‟s performance, as well as the community‟s. Altogether, 35 teachers were questioned via questionnaires which were based on specific literature and validated by experts. Having done that, all the information was gathered and translated into graphs to make the analysis easy and to clearly show the data. It was concluded that the teacher‟s staff considers that the school has a pleasant learning atmosphere and is coherent with its aims. The school principal motivates the staff autonomy, so that they can develop their organisation and planning, also supporting the teacher‟s and the student‟s performance. The school principal also stimulates the articulation of the school subjects and the programs with the national curriculum. Besides that, the principal clearly defines the expectations towards the teacher‟s staff, the teaching strategies, the classroom management and the communication with the public. On the other hand, it was also concluded that the principal is not very active when it comes to the tools for the teacher‟s assessment.pt_PT
dc.identifier.tid202692531
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/6858
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGestão de pessoaspt_PT
dc.subjectOrganizações escolarespt_PT
dc.subjectTeorias organizacionaispt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectPersonnel managementpt_PT
dc.subjectSchool organisationpt_PT
dc.subjectOrganisational theoriespt_PT
dc.subjectLeadershippt_PT
dc.titlePercepção dos professores sobre o estilo de liderança desenvolvido pelo diretor de uma escola de Cataguases-MGpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Andréa Rezende.pdf
Size:
900.79 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: