Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Percepção dos professores sobre o estilo de liderança desenvolvido pelo diretor de uma escola de Cataguases-MG

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Andréa Rezende.pdf900.79 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este estudo aborda a percepção dos professores sobre o estilo de liderança do gestor de uma escola estadual do município de Cataguases-MG. Tem como objetivo geral investigar como o corpo docente da escola em estudo percebe o trabalho do gestor. Pretende também investigar se o gestor adota alguma estratégia ou teoria organizacional para desenvolver o seu trabalho e como a sua gestão pode influenciar o desempenho do aluno, do corpo escolar, inclusive a comunidade na qual a escola está inserida. Foram inquiridos 35 professores para a recolha de dados por intermédio de questionários, construídos com base na literatura e validado por peritos. Colhidas as informações, estas foram agrupadas e traduzidas na forma de gráficos para facilitar a análise e expressassem visualmente os dados. Concluiu-se que os docentes consideram o clima da escola favorável à aprendizagem e coerente com os seus propósitos. O diretor promove a autonomia para que os professores possam desenvolver o seu trabalho com organização e planejamento, apoiando o desempenho de alunos e professores. O gestor também estimula a articulação das disciplinas e programas com o currículo nacional. Conclui-se ainda que o gestor define claramente as expectativas em relação ao pessoal docente acerca das estratégias de ensino, gestão da sala de aula e comunicação com o público. Por outro lado o corpo docente considera que somente às vezes o diretor tem uma atuação ativa, como no caso da utilização de instrumentos de avaliação dos professores.
This study aims to analyse the teacher‟s perception of the leadership of a principal at a state school in Cataguases-MG. Its main objective is to investigate how the teaching staff perceives the work of the principal. It also aims to analyse if any strategy or organisational theory is adopted to develop his or her own performance and how the management may influence the student‟s and the teacher‟s performance, as well as the community‟s. Altogether, 35 teachers were questioned via questionnaires which were based on specific literature and validated by experts. Having done that, all the information was gathered and translated into graphs to make the analysis easy and to clearly show the data. It was concluded that the teacher‟s staff considers that the school has a pleasant learning atmosphere and is coherent with its aims. The school principal motivates the staff autonomy, so that they can develop their organisation and planning, also supporting the teacher‟s and the student‟s performance. The school principal also stimulates the articulation of the school subjects and the programs with the national curriculum. Besides that, the principal clearly defines the expectations towards the teacher‟s staff, the teaching strategies, the classroom management and the communication with the public. On the other hand, it was also concluded that the principal is not very active when it comes to the tools for the teacher‟s assessment.

Description

Keywords

Gestão de pessoas Organizações escolares Teorias organizacionais Liderança Personnel management School organisation Organisational theories Leadership

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License