Repository logo
 
Publication

Avaliação dos motores de pesquisa como ferramenta de conhecimento: (estudo de Caso Google, SlideShare, YouTube)

dc.contributor.authorBandeira, Fernando
dc.contributor.authorDias, Tânia Marisa Fernandes
dc.date.accessioned2012-02-24T16:35:08Z
dc.date.available2012-02-24T16:35:08Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractO presente artigo visa avaliar o desempenho dos motores de pesquisa na Internet. Metodologicamente recorre a duas linhas de investigação que derivam, uma dos sistemas de recuperação de documentos e a outra do modelo de análise de documentos da Internet. Para responder as estas questões avalia: a adequação, a precisão, a densidade média de termos, o peso percentual dos descritores, o tipo e a fonte dos documentos. As conclusões evidenciam que o Google ocupa a primeira posição, o SlideShare a segunda e o YouTube a terceira. This article aims to evaluate the performance of Internet search engines. In methodological grounds it applies two different research traditions, one used to evaluate text retrieval systems the other is the model used to assess Internet documents. To answer these questions it uses the following indicators: precision, recall, average terms density, concept percent wage, document type and source. Conclusions are that Google is leading search engine followed by SlideShare and YouTube.por
dc.identifier.citationRevista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 7 (2010) 468-483.por
dc.identifier.issn1646-0502
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/2835
dc.language.isoporpor
dc.publisherEdições Universidade Fernando Pessoapor
dc.relation.ispartofseriesRevista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais;7 (2010)
dc.subjectComunicação de crisepor
dc.subjectDensidade termospor
dc.subjectGooglepor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectMotores de pesquisapor
dc.subjectPrecisãopor
dc.subjectSlideSharepor
dc.subjectYouTubepor
dc.subjectConcept densitypor
dc.subjectCrisis communicationpor
dc.subjectPrecisionpor
dc.subjectRecallpor
dc.subjectSearch enginespor
dc.titleAvaliação dos motores de pesquisa como ferramenta de conhecimento: (estudo de Caso Google, SlideShare, YouTube)por
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage483por
oaire.citation.startPage468por
person.familyNameBandeira
person.givenNameFernando
person.identifier.ciencia-id461C-108E-C27E
person.identifier.orcid0000-0001-7627-505X
person.identifier.scopus-author-id57189321378
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication042d7c66-e748-4baa-84aa-625a7d19ac15
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery042d7c66-e748-4baa-84aa-625a7d19ac15

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
468-483.pdf
Size:
715.38 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: