Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Avaliação dos motores de pesquisa como ferramenta de conhecimento: (estudo de Caso Google, SlideShare, YouTube)

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
468-483.pdf715.38 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente artigo visa avaliar o desempenho dos motores de pesquisa na Internet. Metodologicamente recorre a duas linhas de investigação que derivam, uma dos sistemas de recuperação de documentos e a outra do modelo de análise de documentos da Internet. Para responder as estas questões avalia: a adequação, a precisão, a densidade média de termos, o peso percentual dos descritores, o tipo e a fonte dos documentos. As conclusões evidenciam que o Google ocupa a primeira posição, o SlideShare a segunda e o YouTube a terceira. This article aims to evaluate the performance of Internet search engines. In methodological grounds it applies two different research traditions, one used to evaluate text retrieval systems the other is the model used to assess Internet documents. To answer these questions it uses the following indicators: precision, recall, average terms density, concept percent wage, document type and source. Conclusions are that Google is leading search engine followed by SlideShare and YouTube.

Description

Keywords

Comunicação de crise Densidade termos Google Internet Motores de pesquisa Precisão SlideShare YouTube Concept density Crisis communication Precision Recall Search engines

Citation

Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 7 (2010) 468-483.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Edições Universidade Fernando Pessoa

CC License