Repository logo
 
Publication

Os benefícios do exercício terapêutico na habilidade motora, funções executivas e comportamentos estereotipados em crianças com transtorno do espectro do autismo: revisão bibliográfica

dc.contributor.advisorRodrigues, Sandra
dc.contributor.authorBrito, Maria Inês Gomes
dc.date.accessioned2023-04-17T15:06:55Z
dc.date.available2024-07-15T00:30:20Z
dc.date.issued2022
dc.descriptionProjeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Fisioterapiapt_PT
dc.description.abstractObjetivo: Avaliar a eficácia do exercício terapêutico na habilidade motora, na função executiva e comportamentos estereotipados de crianças com Transtorno de Espectro de Autismo. Metodologia: Foi executada uma pesquisa computorizada de estudos randomizados controlados em junho de 2022 nas bases de dados PubMed, Science Direct, Google Scholar e PEDro, com recurso aos seguintes termos: autism, autism spectrum disorder, exercise, physical activity, training, motor skill, executive function, behavior, stereotyped behavior, autistic traits, stereotypic behavior e stereotypes. Posteriormente avaliou-se a qualidade metodológica dos artigos através da escala PEDro. Resultados: Foram selecionados cinco estudos com intervenções que se enquadram na definição de exercício terapêutico, analisando os efeitos do mesmo na habilidade motora, na função executiva e no comportamento estereotipado, em crianças com idades compreendidas entre os 6 e 15 anos. Conclusão: O exercício terapêutico melhorou a habilidade motora, função executiva e comportamentos estereotipados.pt_PT
dc.description.abstractAim: To evaluate the efficacy of therapeutic exercise on motor skills, executive function, and stereotyped behaviors in children with autism spectrum disorder. Methods: A computerized search for randomized controlled trials was performed in June 2022, in the following databases PubMed, ScienceDirect, Google Scholar and PEDro, using the keywords: autism, autism spectrum disorder, exercise, physical activity, training, motor skill, executive function, behavior, stereotyped behavior, autistic traits, stereotypic behavior e stereotypes. The methodological quality of the included studies was assessed using the PEDro rating scale. Results: Five studies, analyzing the effect of therapeutic exercise on motor skill, executive function and stereotyped behavior were included in the analysis, with children aged between 6 and 15 years old. Conclusion: Therapeutic exercise improved motor skills, executive function and stereotyped behavior.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/11769
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisher[s.n.]pt_PT
dc.subjectAutismopt_PT
dc.subjectAtividade físicapt_PT
dc.subjectExercício terapêuticopt_PT
dc.subjectHabilidade motorapt_PT
dc.subjectFunção executivapt_PT
dc.subjectComportamento estereotipadopt_PT
dc.subjectAutismpt_PT
dc.subjectPhysical activitypt_PT
dc.subjectTherapeutic exercisept_PT
dc.subjectMotor skillpt_PT
dc.subjectExecutive functionpt_PT
dc.subjectStereotyped behaviorpt_PT
dc.titleOs benefícios do exercício terapêutico na habilidade motora, funções executivas e comportamentos estereotipados em crianças com transtorno do espectro do autismo: revisão bibliográficapt_PT
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebachelorThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PG_36905.pdf
Size:
1.1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
36905
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: