Publication
Os benefícios do exercício terapêutico na habilidade motora, funções executivas e comportamentos estereotipados em crianças com transtorno do espectro do autismo: revisão bibliográfica
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Sandra | |
dc.contributor.author | Brito, Maria Inês Gomes | |
dc.date.accessioned | 2023-04-17T15:06:55Z | |
dc.date.available | 2024-07-15T00:30:20Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description | Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Fisioterapia | pt_PT |
dc.description.abstract | Objetivo: Avaliar a eficácia do exercício terapêutico na habilidade motora, na função executiva e comportamentos estereotipados de crianças com Transtorno de Espectro de Autismo. Metodologia: Foi executada uma pesquisa computorizada de estudos randomizados controlados em junho de 2022 nas bases de dados PubMed, Science Direct, Google Scholar e PEDro, com recurso aos seguintes termos: autism, autism spectrum disorder, exercise, physical activity, training, motor skill, executive function, behavior, stereotyped behavior, autistic traits, stereotypic behavior e stereotypes. Posteriormente avaliou-se a qualidade metodológica dos artigos através da escala PEDro. Resultados: Foram selecionados cinco estudos com intervenções que se enquadram na definição de exercício terapêutico, analisando os efeitos do mesmo na habilidade motora, na função executiva e no comportamento estereotipado, em crianças com idades compreendidas entre os 6 e 15 anos. Conclusão: O exercício terapêutico melhorou a habilidade motora, função executiva e comportamentos estereotipados. | pt_PT |
dc.description.abstract | Aim: To evaluate the efficacy of therapeutic exercise on motor skills, executive function, and stereotyped behaviors in children with autism spectrum disorder. Methods: A computerized search for randomized controlled trials was performed in June 2022, in the following databases PubMed, ScienceDirect, Google Scholar and PEDro, using the keywords: autism, autism spectrum disorder, exercise, physical activity, training, motor skill, executive function, behavior, stereotyped behavior, autistic traits, stereotypic behavior e stereotypes. The methodological quality of the included studies was assessed using the PEDro rating scale. Results: Five studies, analyzing the effect of therapeutic exercise on motor skill, executive function and stereotyped behavior were included in the analysis, with children aged between 6 and 15 years old. Conclusion: Therapeutic exercise improved motor skills, executive function and stereotyped behavior. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/11769 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | [s.n.] | pt_PT |
dc.subject | Autismo | pt_PT |
dc.subject | Atividade física | pt_PT |
dc.subject | Exercício terapêutico | pt_PT |
dc.subject | Habilidade motora | pt_PT |
dc.subject | Função executiva | pt_PT |
dc.subject | Comportamento estereotipado | pt_PT |
dc.subject | Autism | pt_PT |
dc.subject | Physical activity | pt_PT |
dc.subject | Therapeutic exercise | pt_PT |
dc.subject | Motor skill | pt_PT |
dc.subject | Executive function | pt_PT |
dc.subject | Stereotyped behavior | pt_PT |
dc.title | Os benefícios do exercício terapêutico na habilidade motora, funções executivas e comportamentos estereotipados em crianças com transtorno do espectro do autismo: revisão bibliográfica | pt_PT |
dc.type | bachelor thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bachelorThesis | pt_PT |