Repository logo
 
Publication

O impacto do jornalismo cultural na pós-modernidade: consumos culturais (cinema e música) entre os jovens universitários

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFreitas, Judite A. Gonçalves de
dc.contributor.authorCoelho, Joana Sofia Meireles Gomes
dc.date.accessioned2021-10-15T15:08:36Z
dc.date.available2021-10-15T15:08:36Z
dc.date.issued2021-10-11
dc.description.abstractNos nossos dias a oferta de produtos culturais nos meios de comunicação social, em formato tradicional e digital, é enorme, há setores em que há mais oferta do que procura. Para os jovens consumidores, mormente de música e de cinema, esta situação permite-lhes uma multiplicidade de escolhas. A presente dissertação de mestrado objetiva estudar a relação entre jornalismo cultural e hábitos de consumo de jovens universitários, atendendo aos meios e práticas de consumo de bens culturais (cinema e música) dos estudantes da Universidade Fernando Pessoa. Pretende-se perceber quais os seus gostos e hábitos de consumo culturais em duas artes que lhes são muito familiares e que têm grande visibilidade. Desta forma, através da aplicação de um inquérito por questionário de respostas fechadas, aplicado via online, foi possível analisar as principais diferenças de consumo de música e cinema entre jovens universitários da área de saúde e jovens universitários das ciências sociais. Assim, examinamos a relação entre gostos culturais e área de educação universitária. A metodologia adotada foi o método descritivo e explicativo, suportado numa abordagem qualitativa e quantitativa.pt_PT
dc.description.abstractNowadays, the offer of cultural products in social media, in traditional and digital format, is huge; there are sectors where there is more supply than demand. For young consumers, especially of music and cinema, this situation allows them a multiplicity of choices. This master's thesis aims to study the relationship between cultural journalism and consumption habits of university students, taking into account the means and practices of consumption of cultural goods (cinema and music) of students at Universidade Fernando Pessoa. We want to understand their cultural tastes and consumption habits in two arts that are very familiar to them and that have great visibility. In this way, through the application of a survey, applied online, it was possible to analyze the main differences in the consumption of music and cinema between young university students in the health area and young university students in the social sciences. Therefore, we examine the relationship between cultural tastes and university education area. The methodology followed was the descriptive and explanatory method, supported in a qualitative and quantitative approach.pt_PT
dc.identifier.tid202978710
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/10319
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectJornalismo culturalpt_PT
dc.subjectCinemapt_PT
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectConsumos culturaispt_PT
dc.subjectJovens universitáriospt_PT
dc.subjectUniversidade Fernando Pessoapt_PT
dc.subjectCultural journalismpt_PT
dc.subjectCinemapt_PT
dc.subjectMusicpt_PT
dc.subjectCultural Consumptionspt_PT
dc.subjectUniversity studentspt_PT
dc.titleO impacto do jornalismo cultural na pós-modernidade: consumos culturais (cinema e música) entre os jovens universitáriospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicação, ramo de Jornalismopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_33768.pdf
Size:
1.84 MB
Format:
Adobe Portable Document Format