Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O impacto do jornalismo cultural na pós-modernidade: consumos culturais (cinema e música) entre os jovens universitários

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_33768.pdf1.84 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Nos nossos dias a oferta de produtos culturais nos meios de comunicação social, em formato tradicional e digital, é enorme, há setores em que há mais oferta do que procura. Para os jovens consumidores, mormente de música e de cinema, esta situação permite-lhes uma multiplicidade de escolhas. A presente dissertação de mestrado objetiva estudar a relação entre jornalismo cultural e hábitos de consumo de jovens universitários, atendendo aos meios e práticas de consumo de bens culturais (cinema e música) dos estudantes da Universidade Fernando Pessoa. Pretende-se perceber quais os seus gostos e hábitos de consumo culturais em duas artes que lhes são muito familiares e que têm grande visibilidade. Desta forma, através da aplicação de um inquérito por questionário de respostas fechadas, aplicado via online, foi possível analisar as principais diferenças de consumo de música e cinema entre jovens universitários da área de saúde e jovens universitários das ciências sociais. Assim, examinamos a relação entre gostos culturais e área de educação universitária. A metodologia adotada foi o método descritivo e explicativo, suportado numa abordagem qualitativa e quantitativa.
Nowadays, the offer of cultural products in social media, in traditional and digital format, is huge; there are sectors where there is more supply than demand. For young consumers, especially of music and cinema, this situation allows them a multiplicity of choices. This master's thesis aims to study the relationship between cultural journalism and consumption habits of university students, taking into account the means and practices of consumption of cultural goods (cinema and music) of students at Universidade Fernando Pessoa. We want to understand their cultural tastes and consumption habits in two arts that are very familiar to them and that have great visibility. In this way, through the application of a survey, applied online, it was possible to analyze the main differences in the consumption of music and cinema between young university students in the health area and young university students in the social sciences. Therefore, we examine the relationship between cultural tastes and university education area. The methodology followed was the descriptive and explanatory method, supported in a qualitative and quantitative approach.

Description

Keywords

Jornalismo cultural Cinema Música Consumos culturais Jovens universitários Universidade Fernando Pessoa Cultural journalism Cinema Music Cultural Consumptions University students

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License