Repository logo
 
Publication

O nível da consciência morfológica na última etapa do ensino pré-escolar

dc.contributor.advisorGomes, Inês
dc.contributor.authorCoelho, Suzana
dc.date.accessioned2023-11-28T14:57:41Z
dc.date.available2023-11-28T14:57:41Z
dc.date.issued2010
dc.descriptionProjeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Terapêutica da Falapt_PT
dc.description.abstractA gramática necessita de certos componentes para ser funcional e adequada ao contexto textual. Ao analisá-la, repara-se que para ela fazer sentido tem de ser dar a importância necessária às estruturas denominadas por palavras. A morfologia é o estudo que se dedica à análise dessas estruturas, em particular, das suas componentes designadas por morfemas. Estudos recentes sugerem que o desenvolvimento da consciência morfológica (capacidade de reflectir sobre os morfemas e sobre as palavras) influencia o sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita. Neste quadro, torna-se importante conhecer o nível da consciência morfológica em crianças de idade pré-escolar. Assim, neste estudo foram avaliadas 38 crianças de cinco anos de idade (15 do sexo feminino e 23 do sexo masculino) quanto à capacidade de produzir, identificar, categorizar, segmentar e apagar morfemas radicais e derivacionais.pt_PT
dc.description.abstractThe grammar requires certain components to be functional and appropriate to the textual context. When we analyze it, we see that it makes sense when we give it the necessary importance to the structures called words. Morphology is the study that is devoted to analyzing these structures, in particular, its components called morphemes. Recent studies suggest that the development of morphological awareness (ability to reflect on the morphemes and on the words) affect success in reading and writing. In this context, it becomes important to know the level of morphological awareness in children of preschool age. This study evaluates 38 children from five years of age (15 female and 23 male) in their ability to produce, identify, categorize, segment and delete radicals and derivational morphemes.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/12454
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisher[s.n.]pt_PT
dc.subjectMorfologiapt_PT
dc.subjectConsciência morfológicapt_PT
dc.subjectLinguagempt_PT
dc.subjectPré-escolarpt_PT
dc.subjectMorphologypt_PT
dc.subjectMorphological awarenesspt_PT
dc.subjectLanguagept_PT
dc.subjectKindergartenpt_PT
dc.titleO nível da consciência morfológica na última etapa do ensino pré-escolarpt_PT
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typebachelorThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
PG_18592.pdf
Size:
753.71 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
18592
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: