Repository logo
 
Publication

A perspectiva dos professores a respeito dos fatores de risco para o insucesso escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorVentura, Tereza
dc.contributor.authorSoares, Eliete Belotto
dc.date.accessioned2018-07-11T16:52:35Z
dc.date.available2018-07-11T16:52:35Z
dc.date.issued2018-06-28
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo identificar os fatores que, segundo a percepção dos professores contribuem para o insucesso escolar, dentre eles destacando os fatores sociais, fatores emocionais e fatores orgânicos. Para cada fator foram encontrados subfatores que colaboraram no enriquecimento desta pesquisa, nomeadamente para corelacionar com a perspectiva dos professores em relação aos fatores de risco para o insucesso escolar com esse mesmo insucesso. Dentre os principais fatores de risco para o insucesso escolar foram destacados pelos professores os fatores sociais atribuindo a falta de envolvimento da família com a escola, conflitos familiares e baixa qualidades dos cuidados básicos, que apontam como os agentes majoritários desta situação. Desta forma, concluiu-se que as práticas pedagógicas como currículo escolar, avaliação e retenção escolar referenciadas nesta pesquisa não são aspectos que os professores apontem como relevantes promotores de insucesso escolar. Esta situação deu origem à proposta de um projeto de intervenção que se afigura necessário.pt_PT
dc.description.abstractThis research aimed to identify the factors that, according to teachers' perceptions contribute to school failure, among them highlighting social factors, emotional factors and organic factors. For each factor, subfactors were found to collaborate in the enrichment of this research, namely to correlate with the teachers' perspective regarding the risk factors for school failure with this same failure. Among the main risk factors for school failure, the social factors attributed the lack of involvement of the family to the school, family conflicts and low quality of basic care were highlighted by the teachers, who point out that they are the main agents of this situation. Thus, it was concluded that the pedagogical practices such as school curriculum, evaluation and retention of school referenced in this research are not aspects that teachers point out as relevant promoters of school failure. This situation has given rise to the proposal for an intervention project which seems necessary.pt_PT
dc.identifier.tid202692418
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/6818
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInsucesso escolarpt_PT
dc.subjectReprovaçãopt_PT
dc.subjectÍndicespt_PT
dc.subjectSchool failurept_PT
dc.subjectDisapprovalpt_PT
dc.subjectIndexespt_PT
dc.titleA perspectiva dos professores a respeito dos fatores de risco para o insucesso escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Eliete Belotto Soares.pdf
Size:
1.74 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: