Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo analisa os critérios de escolha de produtos alimentares, mais concretamente de
iogurtes, junto dos jovens adultos portugueses. Foi utilizado o Food Choice Questionnaire
– uma escala multidimensional que permite avaliar a importância de diferentes factores na
escolha de alimentos. Verificou-se que os critérios mais valorizados na compra de iogurtes
são: “preço”, “apelos sensoriais”, “conteúdo natural” e “saúde”. As mulheres preocupam-se mais
com o “controlo do peso” enquanto que os homens dão maior relevância à “familiaridade”
com o produto. Os indivíduos mais velhos dão maior importância ao “conteúdo natural”, ao
“controlo do peso” e às “preocupações éticas”. This study examines the choice criteria of food products, specifically yogurt, among Portuguese
young adults. It was used the Food Choice Questionnaire - a multidimensional scale for
assessing the importance of different factors in choosing food. It was found that the most
valued dimensions in the purchase of yogurt are “price”, “sensory appeals,” “natural content”
and “health.” Women are more concerned with “weight control” while men give more importance
to “familiarity” with the product. Older individuals give more importance to “natural
content”, “weight control” and “ethical concerns”.
Description
Keywords
Produtos alimentares Food Choice Questionnaire Consumidores Food products Consumers
Citation
Revista da Faculdade de Ciências da Saúde. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. ISSN 1646-0480. 7 (2010) 62-72.