Repository logo
 
Publication

Educar para os valores humanos, com ênfase no respeito às diferenças e nas responsabilidades das escolhas: um estudo de caso numa perspectiva de educação holística e transdisciplinar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorVentura, Tereza
dc.contributor.authorFontoura, Rodrigo Luiz
dc.date.accessioned2016-08-04T09:10:22Z
dc.date.available2016-08-04T09:10:22Z
dc.date.issued2016-07-25
dc.description.abstractConsiderando a importância da escola na constituição do sujeito enquanto ser social, busca-se, nesta dissertação, perceber a realidade da educação sob o reflexo desta no contexto de uma determinada escola, visando apreender o cenário atualmente existente, em especial, na formação docente, tendo por objetivo geral, a verificação da importância dada pelos docentes à incorporação dos valores humanos em sala de aula, com ênfase no respeito às diferenças e na responsabilidade das escolhas. Para tanto, atribui-se como objetivos específicos a identificação no campo teórico das possíveis articulações entre os conceitos de: valores humanos, respeito às diferenças e escolhas e a verificação, nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica/2013, de como os conceitos de valores humanos, respeito às diferenças e escolhas estão retratadas e articuladas, destacando os conceitos que, no caso em estudo, estão sendo contextualizados nas ações docentes. Com este enfoque, a pesquisa de campo levantou dados por meio de questionário com perguntas de resposta aberta, aplicado no corpo docente da instituição em estudo, sendo as respostas transcritas, seu conteúdo analisado e os resultados representados graficamente.pt_PT
dc.description.abstractConsidering the importance of school in the constitution of a human being as a social, this thesis aims to show the reality of education under the reflexion of itself inserted in a context of an specific school, in order to learn how does the current scenario works, in special, the professor training, having as a main objective the verification of the importance given by the professor to the incorporation of human values in the classroom, with emphasis on respect for diferences and responsability of choices. Therefore, it attaches the specific purposes of identification on the theoretical field of the links in between the concepts of human Values, respect for diferences and choices and the verification, in the basic guidelines of education/ 2013, of how the concepts of human values, respect for diferences and choices are depicted and articulated, highlighting the concepts that, in this case, have been contextualized in the teaching actions. With this approach the field’s research collected data through a questionnaire with open questions, applied inside the institution that has been studied, the answers were transcribed, its content analyzed and the results represented graphically.pt_PT
dc.description.abstractEm considerant l’importance de l’école dans la constitution d’un sujet, autant que être sociale, dans ce travail, je cherche a comprendre la realité de l'éducation dans la réflexion de ce qui se passe dans le cadre d'une école en particulier, dans le but de saisir le scénario existant actuellement, notamment dans la formation des enseignants, avec l'objectif général de vérifier l'importance donnée par les enseignants à l'intégration des valeurs humaines dans la salle de classe, en mettant l'accent sur le respect des différences et de la responsabilité des choix. Par conséquent, il attache le but spécifique d'identifier le domaine théorique des liens possibles entre les concepts de valeurs humaines, le respect des différences et des choix et de la vérification, dans les lignes des directrices de base / 2013, de comme les concepts de valeurs humaines, le respect des différences et des choix sont représentés et articulés, en notant que les concepts, dans ce cas ci, sont contextualisés dans des actions pédagogiques. Avec cette approche, l'enquête réalisé a recueilli des données par un questionnaire avec des questions ouvertes, appliquées au sein de l'institution à l'étude, les réponses ont été transcrites, son contenu analysé et les résultats ont été répresenté graphiquement.pt_PT
dc.identifier.tid202446310
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/5479
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectValores Humanospt_PT
dc.subjectDiversidadept_PT
dc.subjectRespeito pelas Diferençaspt_PT
dc.subjectEscolhaspt_PT
dc.subjectTransdisciplinaridadept_PT
dc.subjectHuman rightspt_PT
dc.subjectDiversitypt_PT
dc.subjectRespect for differencespt_PT
dc.subjectChoicespt_PT
dc.subjectTransdisciplinarypt_PT
dc.subjectLes valeurs humainespt_PT
dc.subjectDiversitépt_PT
dc.subjectRespect des différencespt_PT
dc.subjectChoixpt_PT
dc.subjectTransdisciplinaritépt_PT
dc.titleEducar para os valores humanos, com ênfase no respeito às diferenças e nas responsabilidades das escolhas: um estudo de caso numa perspectiva de educação holística e transdisciplinarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_RodrigoLuiz Fontoura.pdf
Size:
5.66 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: