Repository logo
 
Publication

O coaching como ferramenta de aprendizagem organizacional: contributo para a melhoria do desempenho dos gestores escolares

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorCardoso, António
dc.contributor.authorSebastião, Josina Maria Adriano
dc.date.accessioned2020-07-14T11:09:51Z
dc.date.available2020-07-14T11:09:51Z
dc.date.issued2020-03-16
dc.description.abstractCom a constante evolução do Coaching, constatamos que o próprio termo e as técnicas utilizadas se viram na necessidade de se aperfeiçoar, no sentido do acompanhamento aos Coachees. Relativamente ao processo de aprendizagem, este permite uma transmissão de conhecimentos ao nível do indivíduo e da organização. As estratégias tendem, cada vez mais, a serem criativas e estimulantes para os funcionários, que ao assimilarem conceitos, passam também a dar o seu contributo no processo de aprendizagem. Assim, o presente relatório apresenta como principal objetivo analisar a importância do Coaching como ferramenta de aprendizagem organizacional, para os gestores e professores. Outros objetivos prendem-se com a opinião dos gestores e professores sobre a aplicação do Coaching na aprendizagem organizacional, dar a conhecer a técnica de Coaching a gestores e professores de escolas técnico profissionais e mostrar o Coaching como uma ferramenta eficiente na atuação de gestores escolares. A principal conclusão retirada da análise efetuada foi a de que a quase totalidade dos inquiridos (92,5%) referiram estar em concordância com as “melhorias do seu comportamento pessoal e profissional” e em “adaptar os seus conhecimentos à necessidades da sala de aula”. A nossa amostra foi constituída por 40 elementos, sendo que verificámos que o perfil do cliente deste segmento é predominantemente masculino (55%), tem idade compreendida entre os 36 e os 45 anos (47,5%), é casado(a)/União de Facto (50%), tem licenciatura (75%) e aufere um rendimento entre 100.001 e 200.000 Kwanzas (45%). Relativamente à caraterização do Coaching como ferramenta de ensino, observámos que independente do género, as categorias mais mencionadas foram a motivação (18,8%), o treino (15,4%) e a orientação (14,5%).pt_PT
dc.description.abstractWith the constant evolution of Coaching, we find that the terms and techniques used were seen in the need to improve, in the sense of accompaniment to Coachees. With regard to the learning process, this allows a transmission of knowledge at the level of the individual and the organization. Strategies tend increasingly to be creative and stimulating for employees, who, in assimilating concepts, also contribute to the learning process. Thus, the main objective of this report is to analyze the importance of Coaching as an organizational learning tool for managers and teachers. Other objectives relate to the opinion of managers and teachers about the application of Coaching in organizational learning, to make known the Coaching technique to managers and teachers of professional technical schools and to show Coaching as an efficient tool in the performance of school managers. The main conclusion drawn from the analysis was that almost all respondents (92.5%) said they were in agreement with the "improvements in their personal and professional behavior" and "to adapt their knowledge to the needs of the classroom". Our sample consisted of 40 elements, and we found that the client profile of this segment is predominantly male (55%), is between 36 and 45 years old (47.5%), is married / Union of Fact (50%), has a degree (75%) and earns an income between 100,001 and 200,000 Kwanzas (45%). Regarding the characterization of coaching as a teaching tool, we observed that, regardless of gender, the most mentioned categories were motivation (18.8%), training (15.4%) and orientation (14.5%).pt_PT
dc.identifier.tid202984729
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/8726
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_PT
dc.subjectClima organizacionalpt_PT
dc.subjectGestão escolarpt_PT
dc.subjectCoachingpt_PT
dc.subjectLeadershippt_PT
dc.subjectOrganizational learningpt_PT
dc.subjectOrganizational climatept_PT
dc.subjectSchool managementpt_PT
dc.subjectCoachingpt_PT
dc.titleO coaching como ferramenta de aprendizagem organizacional: contributo para a melhoria do desempenho dos gestores escolarespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Empresariaispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Josina Sebastião.pdf
Size:
859.59 KB
Format:
Adobe Portable Document Format