Browsing by Issue Date, starting with "2020-03-16"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O coaching como ferramenta de aprendizagem organizacional: contributo para a melhoria do desempenho dos gestores escolaresPublication . Sebastião, Josina Maria Adriano; Cardoso, AntónioCom a constante evolução do Coaching, constatamos que o próprio termo e as técnicas utilizadas se viram na necessidade de se aperfeiçoar, no sentido do acompanhamento aos Coachees. Relativamente ao processo de aprendizagem, este permite uma transmissão de conhecimentos ao nível do indivíduo e da organização. As estratégias tendem, cada vez mais, a serem criativas e estimulantes para os funcionários, que ao assimilarem conceitos, passam também a dar o seu contributo no processo de aprendizagem. Assim, o presente relatório apresenta como principal objetivo analisar a importância do Coaching como ferramenta de aprendizagem organizacional, para os gestores e professores. Outros objetivos prendem-se com a opinião dos gestores e professores sobre a aplicação do Coaching na aprendizagem organizacional, dar a conhecer a técnica de Coaching a gestores e professores de escolas técnico profissionais e mostrar o Coaching como uma ferramenta eficiente na atuação de gestores escolares. A principal conclusão retirada da análise efetuada foi a de que a quase totalidade dos inquiridos (92,5%) referiram estar em concordância com as “melhorias do seu comportamento pessoal e profissional” e em “adaptar os seus conhecimentos à necessidades da sala de aula”. A nossa amostra foi constituída por 40 elementos, sendo que verificámos que o perfil do cliente deste segmento é predominantemente masculino (55%), tem idade compreendida entre os 36 e os 45 anos (47,5%), é casado(a)/União de Facto (50%), tem licenciatura (75%) e aufere um rendimento entre 100.001 e 200.000 Kwanzas (45%). Relativamente à caraterização do Coaching como ferramenta de ensino, observámos que independente do género, as categorias mais mencionadas foram a motivação (18,8%), o treino (15,4%) e a orientação (14,5%).
