Repository logo
 
Publication

Modelo pedagógico ML-SAI aplicado na pós pandemia de Covid-19

dc.contributor.advisorGouveia, Luis Borges
dc.contributor.authorMartins, Ernane
dc.date.accessioned2021-11-17T12:19:02Z
dc.date.available2021-11-17T12:19:02Z
dc.date.issued2021
dc.descriptionRelatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para o cumprimento do programa de Pós-Doutoramento em Sistemas e Tecnologias de Informação, ramo de E-learningpt_PT
dc.description.abstractCom a pandemia de COVID-19 e sem previsão de retorno das aulas presenciais, a educação foi obrigada a se adequar ao ensino a distância. Em meio a esse cenário este trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar e refletir, através de estudos de caso, como estão as atividades remotas emergenciais ofertadas, em tempos da pandemia de COVID-19 e os seus impactos na educação. O projecto de investigação é um trabalho de três meses para discutir os esforços aumentados pela resposta ao Covid-19 e a potencial utilização de smartphones no processo. O trabalho desenvolvido e descrito neste documento, aborda a utilização do modelo pedagógico ML-SAI, para orientar atividades de Mobile Learning (m-learning), por meio da metodologia ativa da Sala de Aula Invertida (SAI), durante a pandemia de Covid-19 e promover algumas reflexões relevantes sobre o uso dos recursos tecnológicos envolvidos. Este trabalho de pesquisa investigou como a abordagem do ML-SAI pode ser usada para melhorar o ensino remoto emergencial em tempos da pandemia de COVID-19. Para tal, foram realizados alguns estudos de caso, tendo como instrumento de coleta de dados: observação, questionários on-line e o registro no ambiente virtual Moodle. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo avaliar o uso do Mobile Learning aplicado no modelo pedagógico ML-SAI para melhorar o ensino remoto emergencial em tempos da pandemia de COVID-19. Os resultados encontrados com o projeto do pós doutoramento, demonstraram que embora a utilização do modelo exija maior planejamento por parte dos professores, os benefícios alcançados são muito interessantes, tanto para os alunos, quanto para os professores, indicando uma receptividade favorável ao modelo neste momento de enormes desafios causados pela pandemia de Covid-19. Os resultados da avaliação demostraram também que a grande maioria dos alunos apreciaram a utilização dos seus Smartphones como recursos para a aprendizagem, principalmente em um cenário de incertezas, como o causado pela pandemia de COVID-19. Adicionalmente, os alunos expressaram ainda que a proposta de utilização do Smartphone, em geral, foi muito importante, ajudando no acesso a conteúdos da disciplina, de forma remota. Os resultados demostraram ainda que o uso das tecnologias digitais e as suas práticas nos cursos apresentou um saldo positivo, com uma releitura das experiências vivenciadas em um momento muito complicado, que é o da pandemia COVID-19, demostrando também a capacidade e compromisso dos professores e alunos com o ensino.pt_PT
dc.description.abstractWith the COVID-19 pandemic and with no prediction of the return of in-person classes, education was forced to adapt to distance learning. In the midst of this scenario, this research work aims to investigate and reflect, through case studies, how they are as remote emergency activities offered, in times of the COVID-19 pandemic, and their impacts on education. The research project is a three month work to discuss the efforts risen by the response to Covid-19 and the potential use of smartphones in the process. The work developed and described in this document addresses the use of the ML-SAI pedagogical model to guide Mobile Learning (m-learning) activities through the Active Inverted Classroom (IC) methodology during a Covid-19 pandemic and promote some relevant reflections on the use of the technological resources involved. This research paper investigated how the ML-SAI approach can be used to improve emergency remote learning in times of the COVID-19 pandemic. To this end, some case studies were carried out, with the following data collection instrument: observation, online questionnaires and registration in the Moodle virtual environment. This research work aims to evaluate the use of Mobile Learning applied in the ML-SAI pedagogical model to improve emergency remote teaching in times of the COVID-19 pandemic. The results found with the post-doctoral project showed that although the use of the model requires greater planning on the part of teachers, the benefits achieved are very interesting, both for students and for students and for teachers, indicating a receptiveness favorable to the model at this time of enormous challenges by the Covid-19 pandemic. The evaluation results also showed that the vast majority of students use their Smartphones as resources for learning, especially in a scenario of uncertainty, such as the announcement of the COVID-19 pandemic. They also expressed that the proposal to use the Smartphone, in general, was very important, helping students to access the subject's contents remotely. The results also showed that the use of digital technologies and their practices in the courses have a positive balance, with a reinterpretation of the experiences lived in a very complicated moment, which is a COVID-19 pandemic, demonstrating the capacity and commitment of teachers and students with the education.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/10442
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisher[s.n.]pt_PT
dc.subjectSala de aula invertidapt_PT
dc.subjectRecursos tecnológicospt_PT
dc.subjectMobile learningpt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectPandemiapt_PT
dc.subjectModelo pedagógico MS-SAIpt_PT
dc.subjectInverted classroompt_PT
dc.subjectTechnological resourcespt_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.subjectPandemicpt_PT
dc.subjectML-SAI pedagogical modelpt_PT
dc.titleModelo pedagógico ML-SAI aplicado na pós pandemia de Covid-19pt_PT
dc.typereport
dspace.entity.typePublication
person.familyNameMartins
person.givenNameErnane
person.identifierR-00J-05A
person.identifier.ciencia-idBC13-44E2-2E7D
person.identifier.orcid0000-0002-1543-1108
person.identifier.ridG-5981-2016
person.identifier.scopus-author-id57201655195
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typereportpt_PT
relation.isAuthorOfPublication0af6fefa-e3b3-41ad-9d64-7f5a871a644e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0af6fefa-e3b3-41ad-9d64-7f5a871a644e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PD_36171.pdf
Size:
1.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format