Repository logo
 
Publication

Aplicação do modelo son-rise na educação pré-escolar : implementação de um programa na área da linguagem /comunicação - estudo de caso

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSaavedra, Luísa
dc.contributor.authorAlves, Dorinda Raquel Teixeira
dc.date.accessioned2019-11-20T12:44:30Z
dc.date.available2019-11-20T12:44:30Z
dc.date.issued2019-11-19
dc.description.abstractO Son-Rise Program® (SRP) é uma metodologia de intervenção com pessoas com autismo que privilegia a relação em detrimento do tratamento, tendo por base os seus princípios orientadores. Segundo o Centro de Tratamento do Autismo da América, esta metodologia tem inúmeros casos de sucesso e há cada vez mais pais a procurá-lo para aprender e aplicar este programa. Tendo sido criado de pais para pais, os estudos existentes, na sua maioria, centram-se no contexto familiar. Com base no sucesso deste programa e devido à pouca informação existente sobre a sua aplicação em meio escolar, Mota (2014) desenvolveu um estudo neste sentido com uma criança de dez anos numa turma de ensino estruturado. Dado os seus resultados positivos no desenvolvimento da criança, torna-se pertinente prosseguir esta investigação inovadora e levá-la até ao contexto da Educação Pré-Escolar, desenvolvendo uma investigação com o intuito de verificar quais os benefícios desta abordagem no desenvolvimento da comunicação na criança com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) e a sua compatibilidade com as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE). Deste modo, optou-se por realizar um estudo de caso centrado numa criança em idade pré-escolar com diagnóstico clínico de PEA, que frequenta uma sala de Educação Pré-Escolar, à qual o investigador pretendeu implementar o SRP, recorrendo às tabelas de desenvolvimento deste programa adotadas de Mota (2014). Os resultados obtidos apresentam uma evolução progressiva na criança na sua comunicação/ linguagem, crescendo de uma linguagem verbal e não-verbal, sobretudo no âmbito instrumental, para uma linguagem mais social.pt_PT
dc.description.abstractThe Son-Rise Program (SRP) is an intervention methodology for people with autism that privileges the relationship over treatment, having as a foundation its guiding principles. According to the Autism Treatment Centre of America (ATCA), this method has countless success cases and there more and more parents looking for getting to learn and applying the program. As result from being created among parents, most of the existing studies focus in the family context. Due to this program’s success and to the lack of information about its use on a school environment, Mota (2014) developed a study on a 10 year old infant, integrated in a teaching class. after such positive results on child’s development, it becomes very relevant to pursue this groundbreaking investigation and take it to the level of education (Portugal) “Pré-Escolar”, with the special purpose of understanding and checking the benefits of this approach on the communication process of a child with Autism Spectrum Disorders (ASD; Portugal: Perturbações do Espetro do Autismo - PEA) and its compatibility with Curriculum Orientations of this learning level (Portugal: Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar - OCEPE). The investigator chose the case study of an infant diagnosed with ASD, with age of 3 and integrated in a class of “Pré-Escolar”, on whom was implemented the SRP, through the program’s development charges used by Mota (2014). Results show a progressive evolution on communication/language of the child, a growth from a verbal and non-verbal language, mainly instrumental, to a more social language.pt_PT
dc.identifier.tid203009681
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/8238
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPerturbações do espetro do autismopt_PT
dc.subjectSon-rise programpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectAutism spectrum disorderspt_PT
dc.subjectSon-rise programpt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.titleAplicação do modelo son-rise na educação pré-escolar : implementação de um programa na área da linguagem /comunicação - estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização no Domínio da Intervenção Precoce na Infânciapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Dorinda Raquel Alves.pdf
Size:
853.01 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Anexos_DM_Dorinda Raquel Alves.pdf
Size:
3.49 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: