Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A importância da supervisão pedagógica na efetivação da educação inclusiva na rede municipal da cidade de Santana do Paraíso

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_37826.pdf378262.3 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo compreender o papel da Supervisão Pedagógica na inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) nas escolas da rede municipal da cidade de Santana do Paraíso; para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico sobre o histórico da inclusão no Brasil, conceitos e concepções sobre supervisão pedagógica e sobre a metodologia de pesquisa na modalidade qualitativa; foi feita também uma pesquisa qualitativa, cujo projeto foi submetido e aprovado na Plataforma Brasil; após aprovação e autorização a pesquisa na modalidade “Focus Group” foi executada por meio de três grupos focais compostos de pais de alunos com NEE, professores regentes, equipe diretiva e trabalhadores administrativos das escolas com amostragem total de 30 pesquisados; os dados qualitativos coletados foram organizados e processados em acordo com metodologia da análise discursiva usando o software MAXQDA-2022; o resultado da pesquisa empírica trouxe como resultado a confirmação de que a função da supervisão pedagógica tem de facto muita importância no processo da inclusão de alunos com NEE na escola e, que para que sua eficácia se realize, é preciso haver um bom planejamento e envolvimento de todos. Para além do objetivo, a pesquisa trouxe outras questões importantes como o preconceito social e familiar para com o tema da deficiência, o planejamento insuficiente das escolas e a falta de investimento público no processo de inclusão.
This research project aims to understand the role of Pedagogical Supervision in the inclusion of students with Special Educational Needs (SEN) in municipal schools in the city of Santana do Paraíso; for that, a bibliographic survey was carried out on the history of inclusion in Brazil, concepts and conceptions about pedagogical supervision and inclusion and on the research methodology in the qualitative modality; a qualitative research was also carried out, whose project was submitted and approved on the Plataforma Brazil; after approval and authorization, the research in the “Focus Group” modality was carried out through three focus groups composed of parents of students with SEN, regent teachers, management team and administrative workers of the schools with a total sample of 30 researched; the qualitative data collected were organized and processed according to the discursive analysis methodology using the MAXQDA-2022 software; the result of the empirical research confirmed that the function of pedagogical supervision is indeed very important in the process of including SEN in school and that, for its effectiveness to be realized, there must be good planning and involvement of all . In addition to the objective, the research brought up other important issues such as social and family prejudice towards the issue of disability, insufficient planning of schools and lack of public investment in the inclusion process.

Description

Keywords

Necessidades especiais Inclusão Supervisão pedagógica Pesquisa Special needs Inclusion Pedagogical supervision Research

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License