Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Programa integrado de educação e formação: perspetiva dos professores

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

PIEF é uma medida de exceção que atua num plano remediativo e que tem como objetivo prevenir e combater o abandono e o insucesso escolar através do favorecimento e cumprimento da escolaridade obrigatória e a certificação escolar e profissional de jovens. O presente capítulo visa caracterizar o programa PIEF através das experiências profissionais e pessoais dos professores que já lecionaram nas turmas PIEF. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada junto de cinco professores e posteriormente submetidos a análise de conteúdo. Em termos de resultados, verificámos que o programa PIEF tem como vantagem a promoção do trabalho em equipa, contribuindo assim para o sucesso dos seus profissionais, mas tem ainda um caminho a percorrer quanto à disponibilização atempada de verbas e na atualização de metodologias; a metodologia de carácter prático surge destacada pelos participantes como sendo a mais eficaz; as causas do absentismo e do abandono escolar foram associadas a fatores individuais dos alunos. Foi possível concluir, desta forma, que a medida PIEF possui um contributo muito importante na inclusão social de jovens e no combate ao insucesso, absentismo e abandono escolar. Ficou claro também que os profissionais que trabalham com esta medida desempenham um papel muito importante, exigindo que estes utilizem todas as suas capacidades para conseguir obter resultados.

Description

Keywords

Abandono Insucesso escolar

Citation

Moreira, S., & Caridade, S. (2016). Programa integrado de educação e formação: Perspetiva dos professores. In A. I. Sani, L. Nunes & S. Caridade (Coords), Crime, justiça e sociedade: Visões interdisciplinares (pp. 235-258). Porto: Criap.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue