Repository logo
 
Publication

Programa integrado de educação e formação: perspetiva dos professores

dc.contributor.authorMoreira, Sandra
dc.contributor.authorCaridade, Sónia
dc.date.accessioned2019-09-27T08:57:21Z
dc.date.available2019-09-27T08:57:21Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractPIEF é uma medida de exceção que atua num plano remediativo e que tem como objetivo prevenir e combater o abandono e o insucesso escolar através do favorecimento e cumprimento da escolaridade obrigatória e a certificação escolar e profissional de jovens. O presente capítulo visa caracterizar o programa PIEF através das experiências profissionais e pessoais dos professores que já lecionaram nas turmas PIEF. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada junto de cinco professores e posteriormente submetidos a análise de conteúdo. Em termos de resultados, verificámos que o programa PIEF tem como vantagem a promoção do trabalho em equipa, contribuindo assim para o sucesso dos seus profissionais, mas tem ainda um caminho a percorrer quanto à disponibilização atempada de verbas e na atualização de metodologias; a metodologia de carácter prático surge destacada pelos participantes como sendo a mais eficaz; as causas do absentismo e do abandono escolar foram associadas a fatores individuais dos alunos. Foi possível concluir, desta forma, que a medida PIEF possui um contributo muito importante na inclusão social de jovens e no combate ao insucesso, absentismo e abandono escolar. Ficou claro também que os profissionais que trabalham com esta medida desempenham um papel muito importante, exigindo que estes utilizem todas as suas capacidades para conseguir obter resultados.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMoreira, S., & Caridade, S. (2016). Programa integrado de educação e formação: Perspetiva dos professores. In A. I. Sani, L. Nunes & S. Caridade (Coords), Crime, justiça e sociedade: Visões interdisciplinares (pp. 235-258). Porto: Criap.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-98879-2-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/8070
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherCRIAPpt_PT
dc.subjectAbandonopt_PT
dc.subjectInsucesso escolarpt_PT
dc.titlePrograma integrado de educação e formação: perspetiva dos professorespt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.endPage258pt_PT
oaire.citation.startPage235pt_PT
person.familyNameCaridade
person.givenNameSónia
person.identifier1839478
person.identifier.ciencia-id8A10-D0FA-8CB9
person.identifier.orcid0000-0003-0387-7900
person.identifier.ridF-7589-2017
person.identifier.scopus-author-id35725077400
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication3afe56c1-286c-41b1-a6d4-66a93e2844de
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3afe56c1-286c-41b1-a6d4-66a93e2844de

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2016. Programa integrado de educação e formação_ Perspetiva dos professores..pdf
Size:
574.42 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: