dc.contributor.author | Moreira, Sandra | |
dc.contributor.author | Caridade, Sónia | |
dc.date.accessioned | 2019-09-27T08:57:21Z | |
dc.date.available | 2019-09-27T08:57:21Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | PIEF é uma medida de exceção que atua num plano remediativo e que tem como objetivo prevenir e combater o abandono e o insucesso escolar através do favorecimento e cumprimento da escolaridade obrigatória e a certificação escolar e profissional de jovens. O presente capítulo visa caracterizar o programa PIEF através das experiências profissionais e pessoais dos professores que já lecionaram nas turmas PIEF. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada junto de cinco professores e posteriormente submetidos a análise de conteúdo. Em termos de resultados, verificámos que o programa PIEF tem como vantagem a promoção do trabalho em equipa, contribuindo assim para o sucesso dos seus profissionais, mas tem ainda um caminho a percorrer quanto à disponibilização atempada de verbas e na atualização de metodologias; a metodologia de carácter prático surge destacada pelos participantes como sendo a mais eficaz; as causas do absentismo e do abandono escolar foram associadas a fatores individuais dos alunos. Foi possível concluir, desta forma, que a medida PIEF possui um contributo muito importante na inclusão social de jovens e no combate ao insucesso, absentismo e abandono escolar. Ficou claro também que os profissionais que trabalham com esta medida desempenham um papel muito importante, exigindo que estes utilizem todas as suas capacidades para conseguir obter resultados. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Moreira, S., & Caridade, S. (2016). Programa integrado de educação e formação: Perspetiva dos professores. In A. I. Sani, L. Nunes & S. Caridade (Coords), Crime, justiça e sociedade: Visões interdisciplinares (pp. 235-258). Porto: Criap. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-98879-2-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/8070 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.publisher | CRIAP | pt_PT |
dc.subject | Abandono | pt_PT |
dc.subject | Insucesso escolar | pt_PT |
dc.title | Programa integrado de educação e formação: perspetiva dos professores | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 258 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 235 | pt_PT |
person.familyName | Caridade | |
person.givenName | Sónia | |
person.identifier | 1839478 | |
person.identifier.ciencia-id | 8A10-D0FA-8CB9 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0387-7900 | |
person.identifier.rid | F-7589-2017 | |
person.identifier.scopus-author-id | 35725077400 | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 3afe56c1-286c-41b1-a6d4-66a93e2844de | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3afe56c1-286c-41b1-a6d4-66a93e2844de |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 2016. Programa integrado de educação e formação_ Perspetiva dos professores..pdf
- Size:
- 574.42 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: