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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Mais do que nunca, uma das estratégias das empresas para a criação de vantagens
competitivas é a compreensão atempada dos dados que as próprias vão gerando ao
longo da sua actividade.
A função gestão de informação é essencial para garantir o normal fluxo nas empresas.
Face à sociedade em que actualmente se vive, a importância dos sistemas de informação
é acrescida quer do ponto de vistas das empresas, quer do ponto de vista da utilização
pelos seus profissionais. Iniciando-se no suporte, passando pelo fluxo da informação,
até à facilidade de acesso, recolha e tratamento de dados e aos mecanismos para a sua
partilha, as empresas têm, cada vez mais, no sistema de informação um parceiro que não
devem descurar.
Num ambiente de negócios de elevada complexidade e concorrência global, as empresas
e em especial as pequenas empresas, face à sua dimensão, não possuem um conjunto de
competências e de ferramentas, que lhes permita interpretar, gerir e agir em tempo real.
Tal só é possível recorrendo ao outsourcing.
O presente estudo vai ao encontro da possibilidade das pequenas empresas tirarem
conclusões da informação contabilística processada pelas Empresas de Contabilidade
(EC) visando a adopção de medidas de gestão.
A informação contabilística a disponibilizar por estas empresas, para além da
importância na componente de registos históricos, pode ainda fornecer um conjunto de
métricas económicas e financeiras de importância vital para os seus utilizadores que, de
outra forma, a ela não teriam acesso.
Assim sendo, neste estudo foi explorado o potencial dessas métricas, mediante a
apresentação de um esquema de trabalho que coloca em evidência a importância desses
indicadores para a gestão das Pequenas e Médias Empresas (PME).
A Contabilidade tem sempre importância para as organizações, independentemente do
seu sector de actividade económica ou localização geográfica. As funções contabilísticas (tais como as administrativas) são, e continuarão a ser, um suporte básico
e imprescindível ao funcionamento das empresas.
Com a apresentação de um modelo para estudo, futuro instrumento de trabalho,
pretendeu-se construir um novo conceito para o fluxo da informação entre as diversas
entidades, umas dentro da própria empresa, outras fora dela mas com acesso à
informação que a primeira proporciona.
Esse modelo enquanto instrumento de apoio à gestão e à tomada de decisões, foi criado
de raiz numa realidade empresarial com a qual o autor desta dissertação colabora,
permitindo assim um melhor e mais rápido acesso à informação e uma adequada
projecção do negócio. More than ever, one of the companies' strategies for creating competitive advantages is
the timely understanding of the data that the own vain generating throughout its
activity.
The information management function is critical to ensure the normal workflow in
companies. In view of the current society lives, the importance of information systems is
increased both from the point of view of businesses, both from the point of view of the
use by its professionals.
Beginning in support, passing by the flow of information, to the ease of access,
collection and processing of data and mechanisms for sharing, companies are
increasingly in an information system that partner must not neglect.
In a business environment of high complexity and global competition, organizations and
in particular small companies, in relation to their size, do not have a set of skills and
tools to enable them to interpret, manage, and act in real time. This is only possible
through outsourcing.
This study meets the possibility of small businesses take conclusions of accounting
information processed by accounting firms aiming at the adoption of management
measures. The accounting information to be made available by these companies, apart
from the important component of historical records, can still provide a set of economic
and financial metrics of vital importance to its users that, otherwise, they would not
have access.
Therefore, it has been explored the potential of these metrics, upon presentation of a
scheme of work that highlights the importance of these indicators for the management
of small and medium-sized enterprises.
Accounting has always importance for organizations, regardless of their sector of
economic activity or geographical location. The accounting functions (such as
administrative) are, and remain, a basic support and vital to the functioning of
enterprises. With the presentation of a model for study, future work instrument, was intended to
build a new concept for the flow of information between the various entities, some
within the company itself, other outside but with access to information that the first
provides.
This model as a tool to support the management and decision-making, was created from
scratch in a business reality with which the author of this dissertation collaborates, thus better and faster access to information and an adequate business projection.
Description
Dissertação apresentada à Universidade
Fernando Pessoa como parte dos requisitos para
obtenção do grau de Mestre em Ciências
Empresariais
