| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 429.24 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo tem como objectivo geral analisar as relaรงรตes entre o nรญvel de
Auto-Conceito e o tipo de Estilo Cognitivo, em funรงรฃo do gรฉnero, nรญvel socioeconรณmico
(NSE) e dos resultados escolares ร s disciplinas de Portuguรชs e Matemรกtica, em alunos
do 7ยบ Ano de escolaridade. Pretendemos tambรฉm contribuir para adaptar e aferir o
Group Embeded Figures Teste (GEFT) para a populaรงรฃo portuguesa. Os instrumentos
utilizados foram a o Questionรกrio Sรณcio-Demogrรกfico, a Escala de Competรชncia
Percebida para Crianรงas e Adolescentes e o Group Embeded Figures Teste e as pautas
escolares do 3ยบ perรญodo.
A amostra รฉ constituรญda por 522 participantes, dos quais 263 sรฃo do sexo
masculino e 259 do sexo feminino, distribuรญdos por trรชs nรญveis socioeconรณmicos,
Alto/Mรฉdio Alto (n=123), Mรฉdio (n=254) e Mรฉdio Baixo/Baixo (n=141), a
frequentarem o 7ยบ Ano de escolaridade em estabelecimentos pรบblicos (n=346) e
privados (n=176).
Os resultados dos estudos diferenciais demonstram que sรฃo os sujeitos do sexo
feminino que apresentam maior nรญvel de Competรชncia Percebida na ECPCA, assim
como na subescala Comportamento/Conduta, jรก os sujeitos do sexo masculino
apresentam melhores resultados nas subescalas Competรชncia Fรญsica/Atlรฉtica, na Auto
Estima Global e Competรชncia a Matemรกtica. Quanto ao Estilo Cognitivo, dependente e
independente de campo, nรฃo existe relaรงรฃo em funรงรฃo do sexo.
Os resultados dos estudos correlacionais apontam para uma correlaรงรฃo baixa
entre a Competรชncia a Portuguรชs e a nota final ร disciplina de Portuguรชs e uma
correlaรงรฃo moderada entre a Competรชncia a Matemรกtica e a nota final ร disciplina de
matemรกtica.
Os sujeitos com nรญvel alto de Competรชncia Percebida pertencem, na sua maioria,
ao NSE Mรฉdio Baixo/Baixo; os sujeitos dependentes de campo pertencem ao NSE
Mรฉdio e os sujeitos independentes de campo pertencem ao NSE Alto/Mรฉdio Alto. Os
sujeitos independentes sรฃo os que obtรชm melhores resultados ร s disciplinas de
Portuguรชs e Matemรกtica.
Foi encontrada uma associaรงรฃo entre a Competรชncia Percebida e os Estilos
Cognitivos que nos permite dizer que a maioria dos dependentes de campo apresenta
nรญvel alto de Competรชncia Percebida. Os independentes de campo obtรชm maior nรญvel de
competรชncia percebida nas subescalas Competรชncia Escolar/Cogniรงรฃo, Auto-Estima
Global e Competรชncia a Matemรกtica.
This study aims at analyzing the relationship between Self-Concept and
Cognitive Style according gender, socioeconomic status (SES) and final results to the
disciplines of Portuguese and Mathematics, students in the 7th year. We also intend to
help adjust and measure the Group Embeded Figures Test (GEFT) for the Portuguese
population. The instruments used were the Socio-Demographic Questionnaire, the
Perceived Competence Scale for Children and Adolescents, the Group Embeded Figures
Test and the agendas of school 3rd period.
The samples consists of 522 participants, of whom 263 are males and 259
females, divided into three socioeconomic levels, High/Medium High (n=123), Middle
(n=254) and Medium Low/Low (n=141), to attend the 7th year of schooling in public
establishments (n=346) and private (n=176).
The differential studies show that the female subjects have the highest Perceived
Competence, as well as subscales Behaviour/Conduct; the male subjects have better
results on the subscales Physical Competence/Athletic, Global Self Esteem and
Mathematics Competence. There is no relationship between Cognitive Style according
sex.
The results of correlational studies show a low correlation between the
Portuguese Competence and the final result of Portuguese discipline and a moderate
correlation between Mathematics Competence and final result of Mathematics
discipline.
Subjects with high Perceived Competence belong mostly to SES Medium
Low/Low, the field-dependent subjects belong to SES Middle and field independent
subjects belong to SES High/Medium High. The subjects field-independent have better
results to the disciplines of Mathematics and Portuguese.
We found an association between the Perceived Competence and Cognitive
Style allows us to say that most field-dependent shows high level of Perceived
Competence. The field-independent have higher level of Perceived Competence
subscales School Competence/Cognition, Global Self Esteem and Mathematics
Competence.
Description
Dissertaรงรฃo de Mestrado apresentada ร Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenรงรฃo do grau de Mestre em Psicologia, especializaรงรฃo em Psicologia Clรญnica e da Saรบde.
