Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Auto-conceito e estilos cognitivos em alunos do 7ยบ ano de escolaridade do grande Porto

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
dm_anamanso.pdf429.24 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente estudo tem como objectivo geral analisar as relaรงรตes entre o nรญvel de Auto-Conceito e o tipo de Estilo Cognitivo, em funรงรฃo do gรฉnero, nรญvel socioeconรณmico (NSE) e dos resultados escolares ร s disciplinas de Portuguรชs e Matemรกtica, em alunos do 7ยบ Ano de escolaridade. Pretendemos tambรฉm contribuir para adaptar e aferir o Group Embeded Figures Teste (GEFT) para a populaรงรฃo portuguesa. Os instrumentos utilizados foram a o Questionรกrio Sรณcio-Demogrรกfico, a Escala de Competรชncia Percebida para Crianรงas e Adolescentes e o Group Embeded Figures Teste e as pautas escolares do 3ยบ perรญodo. A amostra รฉ constituรญda por 522 participantes, dos quais 263 sรฃo do sexo masculino e 259 do sexo feminino, distribuรญdos por trรชs nรญveis socioeconรณmicos, Alto/Mรฉdio Alto (n=123), Mรฉdio (n=254) e Mรฉdio Baixo/Baixo (n=141), a frequentarem o 7ยบ Ano de escolaridade em estabelecimentos pรบblicos (n=346) e privados (n=176). Os resultados dos estudos diferenciais demonstram que sรฃo os sujeitos do sexo feminino que apresentam maior nรญvel de Competรชncia Percebida na ECPCA, assim como na subescala Comportamento/Conduta, jรก os sujeitos do sexo masculino apresentam melhores resultados nas subescalas Competรชncia Fรญsica/Atlรฉtica, na Auto Estima Global e Competรชncia a Matemรกtica. Quanto ao Estilo Cognitivo, dependente e independente de campo, nรฃo existe relaรงรฃo em funรงรฃo do sexo. Os resultados dos estudos correlacionais apontam para uma correlaรงรฃo baixa entre a Competรชncia a Portuguรชs e a nota final ร  disciplina de Portuguรชs e uma correlaรงรฃo moderada entre a Competรชncia a Matemรกtica e a nota final ร  disciplina de matemรกtica. Os sujeitos com nรญvel alto de Competรชncia Percebida pertencem, na sua maioria, ao NSE Mรฉdio Baixo/Baixo; os sujeitos dependentes de campo pertencem ao NSE Mรฉdio e os sujeitos independentes de campo pertencem ao NSE Alto/Mรฉdio Alto. Os sujeitos independentes sรฃo os que obtรชm melhores resultados ร s disciplinas de Portuguรชs e Matemรกtica. Foi encontrada uma associaรงรฃo entre a Competรชncia Percebida e os Estilos Cognitivos que nos permite dizer que a maioria dos dependentes de campo apresenta nรญvel alto de Competรชncia Percebida. Os independentes de campo obtรชm maior nรญvel de competรชncia percebida nas subescalas Competรชncia Escolar/Cogniรงรฃo, Auto-Estima Global e Competรชncia a Matemรกtica. This study aims at analyzing the relationship between Self-Concept and Cognitive Style according gender, socioeconomic status (SES) and final results to the disciplines of Portuguese and Mathematics, students in the 7th year. We also intend to help adjust and measure the Group Embeded Figures Test (GEFT) for the Portuguese population. The instruments used were the Socio-Demographic Questionnaire, the Perceived Competence Scale for Children and Adolescents, the Group Embeded Figures Test and the agendas of school 3rd period. The samples consists of 522 participants, of whom 263 are males and 259 females, divided into three socioeconomic levels, High/Medium High (n=123), Middle (n=254) and Medium Low/Low (n=141), to attend the 7th year of schooling in public establishments (n=346) and private (n=176). The differential studies show that the female subjects have the highest Perceived Competence, as well as subscales Behaviour/Conduct; the male subjects have better results on the subscales Physical Competence/Athletic, Global Self Esteem and Mathematics Competence. There is no relationship between Cognitive Style according sex. The results of correlational studies show a low correlation between the Portuguese Competence and the final result of Portuguese discipline and a moderate correlation between Mathematics Competence and final result of Mathematics discipline. Subjects with high Perceived Competence belong mostly to SES Medium Low/Low, the field-dependent subjects belong to SES Middle and field independent subjects belong to SES High/Medium High. The subjects field-independent have better results to the disciplines of Mathematics and Portuguese. We found an association between the Perceived Competence and Cognitive Style allows us to say that most field-dependent shows high level of Perceived Competence. The field-independent have higher level of Perceived Competence subscales School Competence/Cognition, Global Self Esteem and Mathematics Competence.

Description

Dissertaรงรฃo de Mestrado apresentada ร  Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenรงรฃo do grau de Mestre em Psicologia, especializaรงรฃo em Psicologia Clรญnica e da Saรบde.

Keywords

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

[s.n.]

CC License