Publication
Linguagem, sono e infância em perspectiva bakhtiniana: um estudo na fase escolar dos 8 aos 11 anos
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
datacite.subject.fos | Ciências Médicas | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ramalho, Joaquim | |
dc.contributor.author | Fernandes, Sulamita da Silva e Souza | |
dc.date.accessioned | 2023-09-13T15:02:54Z | |
dc.date.available | 2023-09-13T15:02:54Z | |
dc.date.issued | 2022-07-15 | |
dc.description.abstract | O diálogo do pensamento bakhtiniano, estudos do Círculo de Bakhtin - intelectuais multidisciplinares que se dedicaram a temas referentes à linguagem norteiam a pesquisa. Ressalta-se a importância da obra de Bakhtin no embasamento teórico sobre a aquisição da linguagem e a importância do sono da criança para esse desenvolvimento, bem como possíveis perturbações que possam ocorrer nesse processo. A privação e os distúrbios relacionados ao sono são peculiares aos problemas relacionados à escrita e a leitura em estudantes de uma escola de ensino fundamental. O sono é uma necessidade vital que gera energia física, psíquica e intelectual. Atualmente, devido aos hábitos sociais e culturais contemporâneos, estudantes têm dormido menos. Neste trabalho foram estudados 89 alunos, com idades compreendidas entre 8 a 11 anos, frequentadores de uma escola de Ensino Fundamental pública. Para levar a cabo esse estudo, aplicou-se o Questionário do sono de Reimão e Lefevre (QRL) que aborda diversos distúrbios do sono na infância. Uma má qualidade do sono pode acarretar dificuldades de concentração e atenção, cansaço, depressão e ansiedade, desencadeando assim dificuldades no desenvolvimento da linguagem, esse dado pode ser confirmado na pesquisa. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou levantar dados sobre a privação e distúrbios do sono que podem prejudicar o desenvolvimento global , dialogando sobre a importância da obra de Bakhtin e do Círculo quanto a Linguagem. Buscou-se compreender esse processo sob a perspectiva dialógica, alertando a comunidade escolar sobre a importância do sono para o desenvolvimento da linguagem. O presente estudo constatou a necessidade do conhecimento e da conscientização dos professores e responsáveis da importância da higiene do sono para a qualidade de vida e melhor desenvolvimento pedagógico dos estudantes, minimizando dificuldades relacionadas à leitura e à escrita. Um Programa de intervenção em relação à higiene do sono foi implantado, voltado aos estudantes da escola pesquisada, concluindo com relatos de mudanças positivas e da conscientização das famílias na continuidade da higiene do sono, atestando o impacto da intervenção. | pt_PT |
dc.description.abstract | The dialogue of Bakhtinian thought, studies by the Bakhtin Circle - multidisciplinary intellectuals who dedicated themselves to themes related to language guide the research. It emphasizes the importance of Bakhtin's work in the theoretical basis of language acquisition and the importance of the child's sleep for this development, as well as possible disturbances that may occur in this process. Deprivation and sleep-related disorders are peculiar to problems related to writing and reading in elementary school students. Sleep is a vital need that generates physical, psychic and intellectual energy. Currently, due to contemporary social and cultural habits, students are sleeping less. In this work, 89 students, aged between 8 and 11 years old, attending a public elementary school were studied. To carry out this study, the Reimão and Lefevre Sleep Questionnaire (QRL) was applied, which addresses several sleep disorders in childhood. A poor quality of sleep can lead to difficulties in concentration and attention, fatigue, depression and anxiety, thus triggering difficulties in language development, this finding can be confirmed in the research. In this sense, this study aimed to raise data on sleep deprivation and disorders that can affect global development, discussing the importance of the work of Bakhtin and the Circle regarding Language. We sought to understand this process from a dialogic perspective, alerting the school community about the importance of sleep for language development. This study found the need for knowledge and awareness of teachers and guardians of the importance of sleep hygiene for the quality of life and better pedagogical development of students, minimizing difficulties related to reading and writing. An intervention program in relation to sleep hygiene was implemented, aimed at students at the researched school, concluding with reports of positive changes and awareness of families in the continuity of sleep hygiene, attesting to the impact of the intervention. | pt_PT |
dc.description.abstract | Le dialogue de la pensée bakhtinienne, les études du Bakhtin Circle - des intellectuels pluridisciplinaires qui se sont consacrés à des thèmes liés au langage guident la recherche. L'importance des travaux de Bakhtine dans les fondements théoriques de l'acquisition du langage et l'importance du sommeil de l'enfant pour ce développement sont mises en évidence, ainsi que les perturbations possibles pouvant survenir dans ce processus. La privation et les troubles liés au sommeil sont particuliers aux problèmes liés à l'écriture et à la lecture chez les élèves du primaire. Le sommeil est un besoin vital qui génère de l'énergie physique, psychique et intellectuelle. Actuellement, en raison des habitudes sociales et culturelles contemporaines, les étudiants dorment moins. Dans ce travail, 89 élèves, âgés de 8 à 11 ans, fréquentant une école primaire publique ont été étudiés. Pour mener à bien cette étude, le Reimão et Lefevre Sleep Questionnaire (QRL) a été appliqué, qui aborde plusieurs troubles du sommeil dans l'enfance. Une mauvaise qualité de sommeil peut entraîner des difficultés de concentration et d'attention, de la fatigue, de la dépression et de l'anxiété, déclenchant ainsi des difficultés dans le développement du langage, ce constat peut être confirmé dans la recherche. En ce sens, cette étude visait à recueillir des données sur la privation de sommeil et les troubles pouvant affecter le développement global, en discutant de l'importance du travail de Bakhtine et du Cercle concernant le Langage. Nous avons cherché à comprendre ce processus dans une perspective dialogique, alertant la communauté scolaire sur l'importance du sommeil pour le développement du langage. Cette étude a révélé le besoin de connaissances et de sensibilisation des enseignants et des tuteurs à l'importance de l'hygiène du sommeil pour la qualité de vie et un meilleur développement pédagogique des élèves, en minimisant les difficultés liées à la lecture et à l'écriture. Un programme d'intervention en lien avec l'hygiène du sommeil a été mis en place, destiné aux élèves de l'école étudiée, concluant par des rapports de changements positifs et de sensibilisation des familles dans la continuité de l'hygiène du sommeil, attestant de l'impact de l'intervention. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101771894 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/12033 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | [s.n.] | pt_PT |
dc.subject | Linguagem | pt_PT |
dc.subject | Sono | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_PT |
dc.subject | Bakhtin | pt_PT |
dc.subject | Language | pt_PT |
dc.subject | Sleep | pt_PT |
dc.subject | Child development | pt_PT |
dc.subject | Langage | pt_PT |
dc.subject | Sommeil | pt_PT |
dc.subject | Développement de l'enfant | pt_PT |
dc.title | Linguagem, sono e infância em perspectiva bakhtiniana: um estudo na fase escolar dos 8 aos 11 anos | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Doutoramento em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem | pt_PT |