Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Sargo Ferreira Lopes, Sergio Francisco

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • Resultados e análise estatística de experimentos realizados no Ensino Superior: a prática metodológica da sala de aula invertida (flipped classroom)
    Publication . Lopes, Sergio Francisco Sargo Ferreira; Gouveia, Luis Borges; Reis, Pedro
    Neste relatório apresentamos os resultados da investigação de campo e a decorrente análise estatística realizada no âmbito do estudo de doutoramento em Ciências da Informação (especialidade de Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação) em curso, acerca de uma amostra composta por discentes (n=152) oriundos de cursos superiores da área de Ciências Informáticas de duas Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas. Os resultados e as informações foram obtidos através da realização de um total de nove (9) experimentos, compostos por: um (1) experimento piloto mais oito (8), sendo uma parte dos dados coletados através de grelhas de observação e a outra parte através da aplicação de inquéritos por questionário, numa investigação de características quali-quantitativas e com a abordagem metodológica em torno da Investigação-Ação (I-A). O presente relatório apresenta os resultados para o experimento que foi testado no contexto do relatório TRS 01/2019 intitulado “Utilização da metodologia da sala de aula invertida (flipped classroom): análise de eficiência dos instrumentos e resultados do experimento piloto”. O experimento piloto serviu de base para o protocolo das sucessivas experiências realizadas e reportada a sua análise exploração de dados no presente documento.
  • A proposta b-learning da sala de aula invertida (flipped classroom): potencialidades e desafios no contexto do Ensino Superior
    Publication . Lopes, Sergio Francisco Sargo Ferreira
    Introdução e justificação da temática Contextualização Objetivos acerca do tema Problema e Pergunta de Partida Enquadramento Teórico (literatura científica) Proposta metodológica de ensino e aprendizagem (Método MaCAIES) Metodologia de investigação de campo Investigação de campo Resultados/Análise da investigação de campo Resultados e análise dos dados/hipóteses Conclusões e recomendações Contributos e limitações do trabalho Trabalhos futuros Recomendações Publicações científica
  • A proposta b-learning da sala de aula invertida (flipped classroom): potencialidades e desafios no contexto do Ensino Superior
    Publication . Lopes, Sergio Francisco Sargo Ferreira; Gouveia, Luis Borges; Reis, Pedro
    O início da década de 1990 é marcado pelo surgimento de uma profunda mudança, a criação de um ponto de inflexão na relação das pessoas com a informação e a tecnologia digital, que impulsionado fortemente pela disponibilização e crescimento exponencial da Internet democratizou o acesso à informação e ao conhecimento, transformando a forma de relacionamento das pessoas em todos os setores da sociedade. O sistema de ensino em todos os níveis, especialmente no Ensino Superior, passa a ser submetido a novos paradigmas, observando seus modelos educacionais sendo colocados em questão, seja pela tecnologia digital e os consequentes recursos advindos desta, como por um novo público estudantil que se apresenta com um comportamento modificado, oriundo de uma sociedade conectada em rede, submetida e tendo acesso a uma enorme quantidade de informações em curto espaço de tempo. Instituições de Ensino, docentes e discentes precisam de se adaptar, encontrar novos caminhos na sua relação com a sala de aula, que foi modificada estando muito além do espaço temporal e físico escolar. Os envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem, agora tem que conviver com as tecnologias digitais, o que vem ocasionando com o passar do tempo, o surgimento de metodologias de ensino alinhadas com as tecnologias, apresentadas sob variadas denominações, como: e-learning, EaD, b-learning ou ensino híbrido, m-learning, etc. VII O presente estudo tem por objetivo analisar e realizar uma reflexão crítica e embasada cientificamente, sobre as potencialidades e os desafios de uma das variantes metodológicas do ensino b-learning conhecida como “sala de aula invertida” (em inglês flipped classroom). Para tal, além do estudo da bibliografia científica, foi realizado um processo de Investigação-Ação com os discentes de duas Instituições de Ensino Superior de Portugal, sendo os discentes submetidos a aulas experimentais em contexto de sala de aula invertida e a coleta de dados realizada através de grelhas de observação e inquéritos por questionário. Os dados e as consequentes informações obtidas pela análise dos resultados da investigação possibilitou o desenvolvimento de uma proposta metodológica no contexto da sala de aula invertida, para a implementação no âmbito do Ensino Superior, denominada “Matriz de Ciclo de Aula Invertida no Ensino Superior” ou simplesmente “MaCAIES”, que é apresentado como um dos contributos deste estudo, além de todos os dados obtidos e análises realizadas.
  • Utilização da metodologia da sala de aula invertida (flipped classroom): análise de eficiência dos instrumentos e resultados do experimento piloto: *TRS Tecnologia, redes e sociedade
    Publication . Lopes, Sergio Francisco Sargo Ferreira; Gouveia, Luis Borges; Reis, Pedro
    Este relatório tem por objetivo, apresentar uma análise de eficiência dos instrumentos utilizados no experimento 1 e analisar os resultados obtidos com a recolha de dados do experimento, que foi realizado com 43 alunos de três (3) turmas do 1º ciclo de licenciatura em Engenharia Informática da Universidade Fernando Pessoa (UFP). O experimento consistiu em realizar uma aula de duas horas sobre diagrama de classes, conteúdo da unidade curricular (UC) de Análise de Sistemas, através da aplicação do modelo pedagógico da sala de aula invertida (ou flipped classroom). O experimento foi realizado com o suporte dos seguintes instrumentos: um protocolo de experimento, um guião de instruções aos alunos, uma grelha de observação e um inquérito por questionário. Esse experimento é parte integrante do doutoramento em Ciências da Informação, que visa investigar os possíveis impactos e potencialidades do modelo pedagógico da sala de aula invertida, nos processos de ensino e aprendizagem.
  • A proposta b-learning da sala de aula invertida (flipped classroom): potencialidades e desafios no contexto do Ensino Superior
    Publication . Lopes, Sergio Francisco Sargo Ferreira
    Introdução e justificação da temática Contextualização Objetivos acerca do tema Problema e Pergunta de Partida Enquadramento Teórico (literatura científica) Proposta metodológica de ensino e aprendizagem (Método MaCAIES) Metodologia de investigação de campo Investigação de campo Resultados/Análise da investigação de campo Resultados e análise dos dados/hipóteses Conclusões e recomendações Contributos e limitações do trabalho Trabalhos futuros Recomendações Publicações científicas