Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 6 of 6
  • Evolução do cérebro social, teoria da mente e metáfora: Alguns precursores comportamentais e psicológicos da mente religiosa
    Publication . Lencastre, Marina Prieto Afonso
    Como muitos outros aspectos da vida humana, a experiência religiosa tem um passado evolutivo e relaciona-se com traços comportamentais e psicológicos adaptativos. Neste artigo abordaremos os comportamentos dos animais não humanos que podem ser precursores da mente religiosa e apontaremos para os modos como a evolução do cérebro social, com a emergência da imaginação analógica e da capacidade para metaforizar, abriu caminhos para novos tipos de significados e de comportamentos associados às religiões.
  • Compor mundos: humanidades, bem-estar e saúde no século XXI (Volume 1)
    Publication . Lencastre, Marina Prieto Afonso (coord.); Estrada, Rui (coord.)
    O projeto “Compor mundos: humanidades, bem-estar e saúde no século XXI” pretende criar uma rede de especialistas na área das humanidades e das ciências sociais e da saúde, internos e externos à Universidade Fernando Pessoa, que pensem as questões do bem-estar e da saúde nas sociedades tecnológicas contemporâneas. A relevância deste projeto prende-se com a evidência crescente de que a maioria dos problemas com que o século XXI se debaterá, particularmente na área do bem-estar e da saúde, se prende com as realidades humanas e o modo como se relacionam com o ambiente, as diferentes culturas, os seres não-humanos e as tecnologias. O projeto está dividido em duas fases, desenvolvendo-se durante os anos académicos de 2020 e 2021 e seguintes. A metodologia utilizada na primeira fase do projeto é a entrevista com guião de resposta aberta, construída de forma participativa pela rede de especialistas. O objetivo da entrevista consiste em fazer emergir os conhecimentos e as sensibilidades, pessoais e fundamentados, face às grandes questões envolvendo as humanidades, a saúde e o bem-estar nas sociedades contemporâneas. Trata-se de uma investigação qualitativa e exploratória, que utiliza a análise temática com a identificação das ideias-chave originais a cada autor, e a indução dos temas principais correspondentes. Os temas são organizados por grupos de correspondência semântica, ou clusters temáticos. Destes clusters abstraíram-se os eixos temáticos transversais, que constituem vetores de desenvolvimento da segunda fase do projeto, através de diversas atividades de formação, de investigação, de intervenção social e de extensão cultural e comunitária.
  • Compor mundos: humanidades, bem-estar e saúde no século XXI (Volume 2)
    Publication . Lencastre, Marina Prieto Afonso; Estrada, Rui
    O projeto “Compor mundos: humanidades, bem-estar e saúde” pretende criar uma rede de especialistas na área das humanidades e das ciências sociais e da saúde, internos e externos à Universidade Fernando Pessoa, que pensem as questões do bem- -estar e da saúde nas sociedades tecnológicas contemporâneas. A relevância deste pro jeto baseia-se na evidência crescente de que a maioria dos problemas com que o século XXI se debaterá, particularmente na área do bem-estar e da saúde, se prende com as realidades humanas e o modo como se relacionam com com o ambiente, as diferentes culturas, os seres não-humanos e as tecnologias. O projeto está dividido em duas fases, desenvolvendo-se durante os anos académicos de 2020-2021 e seguintes. A metodologia utilizada na primeira fase do projeto é a entrevista com guião de resposta aberta, construída de forma participativa pela rede de especialistas. O objetivo da entrevista consiste em fazer emergir os conhecimentos e as sensibilidades, pessoais e fundamentados, face às grandes questões envolvendo as humanidades, a saúde e o bem-estar nas sociedades contemporâneas. Trata-se de uma investigação exploratória, que utiliza a análise temática de texto com a identificação das ideias-chave originais a cada autor, e a indução dos temas principais correspondentes. Os temas são organizados por grupos de correspondência semântica, ou clusters temáticos. Destes clusters abstraíram-se os eixos temáticos transversais, que constituem vetores de desenvolvimento da segunda fase do projeto, através de diversas atividades de formação, de investigação, de intervenção social e de extensão cultural e comunitária.
  • As linguagens do amor em Luc De Heusch: Contribuições da antropologia para a psicologia dos afetos
    Publication . Lencastre, Marina Prieto Afonso
    A capacidade humana para experiências psicossomáticas, afetivas e simbólicas associadas com o transe e com o amor solicita uma reapreciação do corpo e da mente na sua relação mais geral com as culturas e com o processo de humanização. Luc De Heusch explora as variadas linguagens amorosas como o amor paixão, com as suas delícias e tormentos, o amor que cresce da relação da agressão com a sexualidade, o amor que se exprime com o teatro, a estética, o êxtase religioso e até com o humor, contribuindo para uma compreensão aprofundada da psicologia dos afetos.
  • Espaços verdes urbanos e bem-estar social. Como pode a biofilia contribuir para o planeamento e manutenção de infraestruturas ecológicas na cidade? O caso do Porto
    Publication . Lencastre, Marina Prieto Afonso; Farinha-Marques, Paulo; Vidal, Diogo Guedes; Estrada, Rui
    Frequentar ou contemplar um espaço verde promove a saúde física e mental, aumenta a cooperação e motiva os comportamentos a favor do ambiente [2]. A existência de espaços verdes nas cidades tem efeitos positivos sobre a biodiversidade, consistindo num sumidouro de CO2 e ajudando a regular a temperatura urbana, que tende a aumentar nas épocas estivais e com o aquecimento global. Algumas das questões essenciais para o planeamento urbano consistem não só em dotar as cidades de espaços verdes, mas também de os inserir em roteiros ecológicos fomentando a biodiversidade, proporcionando uma utilização sustentável de vizinhança, favorecendo a sua manutenção cidadã e desenvolvendo um sentido de pertença através das narrativas históricas e também de quem os frequenta. Para Thomson e Newman [3], existe uma tensão entre uma conceção de cidade sustentável, focada na resolução intensiva dos problemas, e uma conceção ecológica, mais centrada nos processos e na renovação naturais. Esta tensão pode ser resolvida se o conceito de urbanismo biofílico for adotado, reconciliando a ideia de gestão compacta de recursos naturais com a ideia mais ampla de gestão ecológica desses mesmos recursos.
  • Empatia, teoria da mente e linguagem. Fundamentos etológicos, psicológicos e culturais dos valores
    Publication . Lencastre, Marina Prieto Afonso
    Discutem-se os valores relativamente às suas dimensões etológicas, psicológicas e culturais. A diversidade moral associada à distinção entre humanos e não humanos é entendida como o resultado de disposições etocognitivas, sociais e culturais condicionando a emergência dos diferentes regimes culturais aplicados à vida social e ambiental. As narrativas morais permitem o alargamento destas disposições aos contextos expandidos da actualidade. Values are discussed in their ethological, psychological and cultural dimensions. Moral diversity, associated to the distinction of humans and non humans, is understood as resulting from ethocognitive, social and cultural dispositions. These latter condition the emergence of different cultural regimes. Moral narratives allow the enlargement of these dispositions to contemporary extended social and environmental contexts.