Loading...
28 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 28
- Predicting frequent and feared crime typologies: individual and social/environmental variables, and incivilitiesPublication . Caridade, Sónia; Magalhães, Mariana; Azevedo, Vanessa; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Maia, Rui Leandro; Estrada, Rui; Sani, Ana Isabel; Nunes, Laura M.The lack of organisation in urban spaces plays a decisive role in the level of integration, communication and social bonds of the residents, impacting the citizens’ feelings of trust and security. Different personal variables and contextual characteristics have been associated with the fear of crime (FOC). The main objective of this study is to analyse how individual and social/environmental variables, and incivilities, predict crime against people and property, crime that has either happened or is feared to happen. Five hundred and fifty-four residents (M = 43.82; SD = 18.38) in the Historic Centre of Porto (HCP), Portugal, answered 61 items of the Diagnosis of Local Security (DLS) Questionnaire. The results of this study show that in the most frequent crime category, 72% of occurrences represent crime against property. In the feared crime category, there is a preponderance of crime against people (61%). Age of the respondents predicted the most frequent and feared crime, while sex predicted the most feared crime only. Social/environmental variables, as well as incivilities, also predict the frequent and feared crime in two typologies, i.e., crime against people and crime against property. Practical implications to reduce FOC and areas for further investigation are discussed.
- Dicionário Enciclopédico: Comportamento e Saúde MentalPublication . Nunes, Laura M.; Fonte, Carla; Alves, Sónia; Sani, Ana Isabel; Estrada, Rui; Caridade, SóniaEscrita num registo multidisciplinar, a presente obra reúne 235 verbetes, redigidos por 142 autores, especialistas nacionais e internacionais de diferentes instituições académicas e profissionais, estruturados em 4 domínios: 1) Comportamento Humano 2) Saúde Mental versus Doença Mental 3) Ciências e Constructos 4) Métodos e Técnicas Cada um dos verbetes deste livro apresenta, define e procura esclarecer, com a precisão possível, um tópico relevante relacionado com o comportamento e com a saúde mental. Se a saúde mental é um estado de bem-estar emocional e psicológico, mediante o qual o indivíduo é capaz de fazer uso das suas habilidades emocionais, cognitivas e sociais, convém não esquecer que a ausência de uma doença mental não significa que a pessoa goze de boa saúde mental. Por isso, o acompanhamento do seu comportamento diário é a melhor forma de conhecer o estado da sua saúde mental. Pensado e organizado para se constituir como um instrumento de referência para consulta, os estudantes e profissionais das áreas da psiquiatria, psicologia, enfermagem psiquiátrica, criminologia, serviço social e sociologia, entre outros, encontrarão, neste livro, um forte contributo para um maior conhecimento e evidência dos conceitos aqui apresentados.
- Abordagens contemporâneas de Violência e CrimePublication . Caridade, Sónia; Sani, Ana Isabel; Nunes, Laura M.; Estrada, Rui; Viana, FernandaA temática da violência e do crime, nas suas mais diversas manifestações e abordagens, tem motivado o desenvolvimento de várias pesquisas científicas e manuais de referência no nosso país e os quais se têm revelado profícuos para sumariar o estado do conhecimento e, consequentemente, apoiar e sustentar os esforços preventivos e interventivos neste domínio. Dando continuidade aquela que tem sido a estratégia de trabalho do grupo de investigadores do Observatório Permanente Violência e Crime (http://opvcufp.com/), a presente obra visa compilar/sistematizar algum do conhecimento produzido em torno de três grandes vetores - nas áreas da vitimação, violência e crime, procurando integrar fundamentalmente abordagens contemporâneas nestes domínios. Neste sentido, foram estabelecidas três grandes secções, nas quais se procura cruzar a violência e o crime com a vitimação (Parte I), com as questões de género (Parte II) e o sistema de justiça (Parte III), acolhendo um total de 12 capítulos, distribuídos equitativamente pelas três secções da obra. Nesta obra contamos com contributos de alguns investigadores do OPVC, mas também de diferentes especialistas nacionais e internacionais que se têm destacado na área de atuação com vítimas de violência e de crime.
- On the Utility of the HumanitiesPublication . Magalhães, Susana; Estrada, RuiHumanities have already been criticized for enclosing themselves in a self-referential world that needs to interact with other fields of knowledge in order to accomplish its original aim: to make human life meaningful. Based on The Magic Mountain by Thomas Mann and on the concept of Narrative Medicine by Rita Charon, this essay sheds light on the role of Humanities in the world today and the importance of discussing this issue.
- Report presenting the first results of LookCrim ProjectPublication . Nunes, Laura M.; Sani, Ana Isabel; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Gouveia, Feliz Ribeiro; Oliveira, Gisela; Guerreiro, Maria João; Freitas, Pedro; Estrada, Rui; Maia, Rui Leandro; Caridade, Sónia; Azevedo, Vanessa; Paulo, Daniela; dos Santos, Hugo; Ferreira, Inês; Gonçalves, Maria João
- Acerca da controvérsiaPublication . Estrada, Rui
- De Hípias Menor a Trump: das virtudes do erro (e da mentira) ao erro da pós-verdadePublication . Barroso, Eduardo Paz; Estrada, RuiNeste ensaio, dividido em três partes, procura-se distinguir o conceito de mentira/manipulação de pós-verdade. Começando com o diálogo Hípias Menor de Platão e acabando em Donald Trump, discutimos as consequências e os perigos da pós-verdade para o jornalismo e a informação em particular e para a res publica e a democracia em geral.
- Compor mundos: humanidades, bem-estar e saúde no século XXI (Volume 1)Publication . Lencastre, Marina Prieto Afonso (coord.); Estrada, Rui (coord.)O projeto “Compor mundos: humanidades, bem-estar e saúde no século XXI” pretende criar uma rede de especialistas na área das humanidades e das ciências sociais e da saúde, internos e externos à Universidade Fernando Pessoa, que pensem as questões do bem-estar e da saúde nas sociedades tecnológicas contemporâneas. A relevância deste projeto prende-se com a evidência crescente de que a maioria dos problemas com que o século XXI se debaterá, particularmente na área do bem-estar e da saúde, se prende com as realidades humanas e o modo como se relacionam com o ambiente, as diferentes culturas, os seres não-humanos e as tecnologias. O projeto está dividido em duas fases, desenvolvendo-se durante os anos académicos de 2020 e 2021 e seguintes. A metodologia utilizada na primeira fase do projeto é a entrevista com guião de resposta aberta, construída de forma participativa pela rede de especialistas. O objetivo da entrevista consiste em fazer emergir os conhecimentos e as sensibilidades, pessoais e fundamentados, face às grandes questões envolvendo as humanidades, a saúde e o bem-estar nas sociedades contemporâneas. Trata-se de uma investigação qualitativa e exploratória, que utiliza a análise temática com a identificação das ideias-chave originais a cada autor, e a indução dos temas principais correspondentes. Os temas são organizados por grupos de correspondência semântica, ou clusters temáticos. Destes clusters abstraíram-se os eixos temáticos transversais, que constituem vetores de desenvolvimento da segunda fase do projeto, através de diversas atividades de formação, de investigação, de intervenção social e de extensão cultural e comunitária.
- Alan Kurdi - análise de uma fotografia de imprensaPublication . Arruda, Nilton Marlúcio de; Barroso, Eduardo Paz; Estrada, RuiO artigo objetiva discutir aspectos estéticos, éticos, ontológicos e semióticos do fotojornalismo, cujo objeto é a imagem do menino Alan Kurdi, morto na Turquia. Metodologicamente, o levantamento das matérias publicadas pelos jornais no dia seguinte ao fato analisa o problema da responsabilidade da imprensa na retratação do horror. Assim, buscam-se evidências para as hipóteses da banalização da imagem, afastamento da realidade e fragmentação do sentido para o leitor. Os resultados mostram o poder do fotojornalismo na criação e legitimação do imaginário coletivo. As análises permitem concluir que, ao publicar um retrato definitivo da história, os jornais ressaltam a consciência da responsabilidade social.
- Compor mundos: humanidades, bem-estar e saúde no século XXI (Volume 2)Publication . Lencastre, Marina Prieto Afonso; Estrada, RuiO projeto “Compor mundos: humanidades, bem-estar e saúde” pretende criar uma rede de especialistas na área das humanidades e das ciências sociais e da saúde, internos e externos à Universidade Fernando Pessoa, que pensem as questões do bem- -estar e da saúde nas sociedades tecnológicas contemporâneas. A relevância deste pro jeto baseia-se na evidência crescente de que a maioria dos problemas com que o século XXI se debaterá, particularmente na área do bem-estar e da saúde, se prende com as realidades humanas e o modo como se relacionam com com o ambiente, as diferentes culturas, os seres não-humanos e as tecnologias. O projeto está dividido em duas fases, desenvolvendo-se durante os anos académicos de 2020-2021 e seguintes. A metodologia utilizada na primeira fase do projeto é a entrevista com guião de resposta aberta, construída de forma participativa pela rede de especialistas. O objetivo da entrevista consiste em fazer emergir os conhecimentos e as sensibilidades, pessoais e fundamentados, face às grandes questões envolvendo as humanidades, a saúde e o bem-estar nas sociedades contemporâneas. Trata-se de uma investigação exploratória, que utiliza a análise temática de texto com a identificação das ideias-chave originais a cada autor, e a indução dos temas principais correspondentes. Os temas são organizados por grupos de correspondência semântica, ou clusters temáticos. Destes clusters abstraíram-se os eixos temáticos transversais, que constituem vetores de desenvolvimento da segunda fase do projeto, através de diversas atividades de formação, de investigação, de intervenção social e de extensão cultural e comunitária.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »