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- Pratiques d’infirmière clinicienne et obésité: etude de deux pratiques d’infirmière clinicienne sur la relation à soi du patient obèse, suivi en service de Nutrition Clinique (CHU de Clermont-Ferrand)Publication . Bertrand, Isabelle; Bois, DanisEsta pesquisa, realizada na área das ciências sociais na Universidade Fernando Pessoa especialização psicologia, concerne à questão da pessoa obesa. Na parte teórica, nós realizamos um levantamento do conhecimento atual nessa aréa. Constata-se que distúrbios do relacionamento ao corpo e do relacionamento consigo mesmo são onipresentes no caso da pessoa obesa e, sobretudo, o constrangimento físico, a imagem do corpo, a representação corporal e a insatisfacção corporal. No entanto, o atendimento com mediação corporal, que vise ao relacionamento subjetivo ao corpo e ao relacionamento consigo mesmo, falta nas recomendações nacionais e internacionais. A nossa pesquisa se situa no âmbito de uma investigação de observação na área da saúde, e foi realizada com base em práticas já existentes de duas enfermeiras de clínicas e sem modificar o jeito de atender o paciente, no serviço de “Nutrition Clinique” (nutrição clínica) do CHU de Clermont-Ferrand. Essas enfermeiras propõem aos seus pacientes obesos, com um modo de atendimento inovador, abordagens do relacionamento com si mesmos com mediação corporal. Esse trabalho de pesquisa avalia a pertinência de introduzir a mediação corporal junto a essa população e no âmbito institucional. Assim, nós empregamos uma metodologia de pesquisa mista, através de uma análise quantitativa feita junto a setenta e cinco participantes, utilizando um questionário autoadministrado, e nos desenvolvemos duas análises qualitativas, uma a partir de questões abertas (setenta e cinco participantes) e a outra a partir de entrevistas e conversas clínicas com dezoito participantes. Essa pesquisa mostra a pertinência de utilizar uma metodologia mista para estudar os conteúdos das experiências vividas complexas e evidencia as diferentes contribuições da relação de ajuda com mediação corporal no atendimento da obesidade.
- Accompagnement en somato-psychopédagogie et renouvellement du rapport à soiPublication . Bertrand, Isabelle; Bois, DanisCette dissertation de mestrado porte sur l’accompagnement en somato-psychopédagogie et le renouvellement du rapport à soi et tente de répondre à la question de recherche : « en quoi et comment l’accompagnement en somato-psychopédagogie participe-t-il au renouvellement du rapport à soi ? ». J’ai tout d’abord présenté le champ théorique des pratiques d’accompagnement, puis j’ai développé l’accompagnement en somatopsychopédagogie. La posture épistémologique déployée est celle de praticien-chercheur qui adopte une démarche heuristique. Au niveau de la méthodologie, j’ai interviewé trois patients en m’appuyant sur un guide d’entretien. La méthode d’analyse d’inspiration phénoménologique utilise une approche catégorielle, comme point de départ d’un récit phénoménologique et herméneutique cas par cas. Sur cette base de données, j’ai effectué une démarche herméneutique transversale qui m’a permis de mieux comprendre la nature, les conditions, le processus et les impacts de l’accompagnement en somato-psychopédagogie et d’en tirer des conclusions significatives pour ma recherche. Esta dissertação de mestrado é sobre o acompanhamento em somato-psicopedagogia e a renovação da relação a si e tenta responder à questão de investigação: “em quê e como o acompanhamento em somato-psicopedagogia perticipa à renovação da relação a si ? " Primeiramente abordei o quadro teórico das práticas de acompanhamento, depois desenvolvi o acompanhamento em somato em somato-psicopedagogia. A postura epistemológica desenvolvida é a do praticante-investigador que adopta uma metodologia heuristica de investigação. Ao nível da metodologia entrevistei três pacientes apoiando-me sobre um guia de entrevista. o método de análise de inspiração fenomenológico utiliza uma abordagem categorial como ponto de partida de um relato fenomenológico e hermenêutico caso a caso. Sobre esta base de dados, efectuei um processo hermenêutico transversal que me permitiu melhor compreender a natureza, as condições, o processo e os impactos do acompanhamento em somato-psicopedagogia e de extrair conclusões significativas para a minha investigação.